Gostava de saber os critérios de desempate. Vou perguntar à AT. Apesar de estar bem classificado, pode influenciar na escolha do local.. Será que as vagas de estágio serão abertas para todos os distritos ou só na zona de Lx?
Se o critério de desempate de desempate a aplicar for o mesmo que foi aplicado pelo júri do concurso IT para licenciados em Direito (basta ver as actas do júri), o desempate faz-se pelo grau de complexidade das questões previamente escolhido pelo referido júri.
por acaso sabe-me dizer como se irá processar o processo daqui para a frente ?
A DGCI entra em contacto com os aprovados ?
As vagas para estágio já estão definidas certo ? são as tais 900 no caso da referência A, ou está a referir-se às vagas finais disponíveis nos serviços ?
Pois, bem que procuro pelos mapas de pessoal da AT mas não encontro nada.
Acho que como eu estão muitos a achar que não vale a pena ir para LX dois anos gastar dinheiro para depois não terem colocações nos seus locais de residência :(
Boa tarde, como se irá proceder à transição do nosso atual local de trabalho para o do estágio? Alguém sabe esclarecer sobre este assunto? Obrigada pela atenção.
Bom dia, Querem partilhar as vossas versões do enunciado da referência A - economia? Estou curiosa sobre as provas, apesar de não ter concorrido. Muito obrigada, Ana Silva
em relação à prova de informática, a questão "um(a) --- é um dispositivo q permite dividir uma rede em sub-redes c o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar direferentes padrões de rede". No meu ver essa questão tem 2 respostas certas: router e bridge. Será que alguém tem uma opinão diferente?
Eu também escolhi router parecia-me a escolha mais correta mas nem recorri da prova. Fiquei classificado 20 lugares abaixo dos 80 embora tenha passado boa sorte para os 80 admitidos. Eu julgo que os estágios de informática sejam todos para Lisboa pode ser que exista pessoal a desistir mas 20 parece-me muito.
No Periodo Experimental podemos optar pelo vencimento de origem? SIM De acordo com a Lei n.º 68/2013 de 29 de agosto, Artigo 8.º Opção pela remuneração base de origem No decurso de período experimental correspondente ao estágio para ingresso em carreiras não revistas nos termos da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril, 34/2010, de 2 de setembro, 55-A/2010, de 31 de dezembro, 64-B/2011, de 30 de dezembro, 66/2012, de 31 de dezembro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, e pelo Decreto-Lei n.º 47/2013, de 5 de abril, os candidatos com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente constituída podem optar pela remuneração base correspondente à carreira ou categoria de origem.
5 — Remuneração e condições de trabalho — o vencimento mensal corresponde ao valor do índice 535 do regime geral, conforme consta do anexo V do Decreto -Lei n.º 557/99, de 17 de dezembro, sendo o período experimental remunerado pelo índice 380. As condições de trabalho são as genericamente vigentes para os trabalhadores que exercem funções públicas na Administração Pública Central.
Os critérios de desempate são iguais ao usados em qualquer outro procedimento concursal, quando o aviso em DR não obste em contrário. Neste caso os candidatos foram ordenados por antiguidade na função pública. Pelo menos assim deduzo ao consultar o DL 204/98 de 11 de Julho, para o qual o aviso de abertura do nosso concurso remete.
Durante o estágio podemos optar pelo nosso vencimento, eu já liguei para os RH. Se alguém souber onde existem vagas para estágio, digam, isso eu não sei, ah e o FET só recebemos decorrido 1 ano de estágio, ou seja, temos que nos deslocar, o que nos provoca aumento de despesa, e sabe Deus para onde...
Artigo 8.º - Opção pela remuneração base de origem
No decurso de período experimental correspondente ao estágio para ingresso em carreiras não revistas nos termos da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de fevereiro, alterada pelas Leis n.ºs 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril, 34/2010, de 2 de setembro, 55-A/2010, de 31 de dezembro, 64-B/2011, de 30 de dezembro, 66/2012, de 31 de dezembro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, e pelo Decreto-Lei n.º 47/2013, de 5 de abril, os candidatos com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente constituída podem optar pela remuneração base correspondente à carreira ou categoria de origem.
Faz-me confusão como é que, chegando a uma fase destas, ainda haja pessoas a perguntar sobre assuntos que já estão mais do que esclarecidos. As listas que sairam ainda vão ser alvo de muitas alterações, nomeadamente, devido às reclamações, devido a pessoas que, depois de saberem que baixam a remuneração durante o estágio e terão que o fazer maioritariamente em Lisboa, não aceitam a colocação, etc... Há questões como o lugar de origem que estão preto no branco: vai-se estagiar em nomeação e regressa-se a qualquer momento ao atual local de trabalho caso se pretenda desistir ou se chumbe no estágio. Nem sei como há pessoas que concorrem por concorrer e depois logo se vê... Leiam os avisos do concurso e leiam a legislação à qual eles se referem, e na dúvida, liguem para os Recursos Humanos, porque eles respondem a todas as dúvidas.
Tenho várias perguntas que se agradeceria bastante se fossem respondidas: 1- Onde posso ver os critérios de desempate para as provas, porque estando em 18º e tendo a mesma nota que o 9º fico em desvantagem e nem sei porquê. 2- Há alguma informação interna de quando estão previstos o inicio dos estágios? (Especificamente o de Informática) 3- Por lei poder-me-à ser reduzido o meu salário mesmo que seja durante um estágio? 4- Os estágios/local de afectação serão centralizados em Lx ou sendo eu de Évora posso estagiar e eventualmente trabalhar no departamento de Évora? Desde já agradeço a atenção. Obrigado.
Após a saida da lista provisória de forma bastante rápida verifica-se que ainda não foi publicada em DR. Será isso devido ao facto de estarem a decorrer os 10 dias uteis para reclamações ou simplesmente um atraso.
Boa Tarde Luís Gostaria que me esclarecesse sobre a forma como tudo se irá processar, ou seja: Qual o próximo passo? Os admitidos vão ser distribuídos pelos locais de estágio? De que forma isso se processa? Já se sabe quais esses locais? De que forma se processa a cessação do contrato com a atual entidade patronal ou seja, de que forma é feita a transição. Perdoem-me a "ignorância" mas em situações de mobilidade já sei como se processa, mas neste tipo de situações não sei... Agradeço uma resposta Obrigada
Existem pessoas que foram admitidas às provas, tendo inclusive sido aprovados nas mesmas, no entanto não possuem qualquer vínculo à função pública, pelo que numa fase posterior irão ser excluídos. Note-se que este concurso é interno, isto é, destina-se apenas a pessoas que são dos quadros da função pública. Tendo havido pessoas que foram excluídas em fases anteriores pelo facto de não reunirem essa condição.
Acha que existem casos desses? Era preciso ser muito burro para ir fazer a prova sem se ter um vinculo por tempo indeterminado.Não creio que existam casos desses.Eles vão ser eliminados como é óbvio e como fizeram declaração, sob compromisso de honra podem ter problemas com a justiça.
Sim, houve pessoas que concorreram sem vínculo à Função Pública. O que sucede é que essas pessoas trabalhavam para o Estado mas como CIT (Contrato individual de Trabalho) e acharam que por estarem nesta condição, o concurso também se lhes dirigia.
Essas pessoas deverão ser excluídas numa fase posterior.
Sim. Não foi diretamente, mas já ouvi falar de casos de duas pessoas, uma que trabalha num banco e outra que trabalha numa empresa de contabilidade, que concorreram e ficaram aprovadas na prova. Não sei se é verdade porque não conheço as pessoas. Foi mais uma daquelas conversas: " Tenho um amigo que também vai para IT! E ele trabalha onde? Numa empresa de contabilidade, penso!" Como foi possível se no requerimento tinha que se indicar o organismo da FP a que pertencemos? Não sei! Cumprimentos
Vínculo à função pública não será o mesmo do que um CITFP - contrato individual de trabalho em funções públicas ? É este tipo de contrato que à mais de dez anos está a vigorar na administração publica.
Penso que está a confundir conceitos. Uma coisa é contrato em funções públicas, outra diferente Contrato individual de trabalho.
No segundo caso, o que rege é a lei afecta ao trabalho em funções privadas. basta ver que por exemplo, até ha bem pouco tempo, existiam pessoas que embora desempenhassem as mesmas funções, uns trabalhavam 35 horas e outros 40. Uns descontavam para a ADSE e outros para a Segurança Social.
Este concurso, tal como dizia no edital de abertura é exclusivo para funcionários públicos.
Se aguém encontrou alguma incorreção nalguma pergunta da referência A, p. ex. mais do que uma resposta correta, ou enunciado com gralhas, agradeço que comente aqui.
Não sei porquê, mas ontem coloquei aqui uma resposta relativamente ao critério de desempate utilizado nas provas, mas essa resposta não aparece aqui colocada. Penso que responderia às dúvidas de muita gente que aqui surge.... Teria outras respostas a colocar aqui, mas não o vou fazer, com muito pena minha.... Perde este blogue e todos os seus frequentadores....
5 — Remuneração e condições de trabalho — o vencimento mensal corresponde ao valor do índice 535 do regime geral, conforme consta do anexo V do Decreto -Lei n.º 557/99, de 17 de dezembro, sendo o período experimental remunerado pelo índice 380. As condições de trabalho são as genericamente vigentes para os trabalhadores que exercem funções públicas na Administração Pública Central.
Fui admitido a estágio, sou de Coimbra - Cantanhede, gostaria de conhecer outros candidatos, neste "quadro" e decididos como eu a conquistar este desafio, para trocarmos impressões e conhecimentos de como poderemos dar os primeiros passos, quem está comigo ? Paulo Loureiro
Estou certo que são muitos os q pensam do mesmo modo,a questão é que ainda ninguém sabe bem o que se está a passar depois da saida da lista provisória com as notas, as informações são contraditórias e são várias, e todos aguardam.
Mas se tudo correr normalmente não faltaram oportunidades de nos conhecermos todos.
Se entretanto alguém obtiver informações ajudava toda a gente se as partilha-se
Julgo que têm que aguardar os 10 dias úteis para eventuais reclamações e depois devem colocar a lista de locais de estágio disponível para nos pudermos candidatar... só depois é que seremos "chamados" para inicio de estágio... mas quanto tempo levará??? Também não faço idéia...
O estágio deve começar no final de março inícios de abril. Depois da fase de reclamações, que termina a 6 de janeiro, o jurí terá que avaliar e responder a várias dezenas de reclamações. Depois desta fase, ainda terão que solicitar vários elementos aos candidatos, designadamente as declarações de vínculo e certificados de habilitações literárias. Nesta fase, ainda poderão existir alterações à lista, uma vez que existe pessoal com nota positiva que não tem vínculo!!!
Não percebo como podem existir pessoas sem vinculo então quando foi feita a candidatura, as pessoas preencheram a ficha e colocaram que funções estavam a exercer e onde, isso quer dizer que essas fichas não foram analisadas?
Cada pessoa é responsável pelo que indicou no formulário eletrónico de candidatura. As candidaturas foram analiadas de acordo com a informação que cada candidato indicou no formulário de candidatura, o que não impede que o candidato tenha prestado informações falsas, uma vez que só serão solicitados os comprovativos da situação jurídica e das habilitações literárias depois da fase de reclamações.
Como é possível terem concorrido sem ter um vinculo a FP de tempo indeterminado eles juraram sobre compromisso de Honra que preenchiam os critérios. O que é certo é que fiz algumas pesquisas de alguns candidatos admitido e não aparecem informação deles em DR. É possível que quem passou no exame e não faça parte dos grupo dos admitidos ainda venha a fazer. Todos os funcionários públicos tem que aparecer em DR pelo menos uma vez Abraço
Liguei para os RH e podemos optar pelo nosso vencimento atual, não tenham mais dúvidas...quanto aos lugares de estágio sei que existem lugares em Santarém, cidade onde vivo, mas são poucos, disseram-me que são apenas 50...logo as hipóteses não são muitas...mas temos Lisboa para quem vive em Santarém, agora os colegas do Norte e Sul do país e até do Centro é mais complicado, são despesas a aumentar, longe da familia...mas temos que lutar por uma vida melhor, e podemos sofrer um ano ou dois, mas depois teremos a compensação de estarmos numa carreira diferente, aprendermos coisas novas, conhecer outras pessoas...e ajudaremos a ter um país mais justo, onde todos paguem impostos, não podemos ser só nós a pagar o défice e algumas empresas...eu estou bastante animada, mas sei que no estágio não vai ser fácil e lembrem-se que ainda temos que fazer mais provas para passarmos a IT. Vamos ter coragem e esperança que o ano 2014 vai ser um ano de bastante trabalho, mas vai valer a pena...Eu tenho quase 50 anos e estou pronta para a luta...se precisarem de um ombro amigo disponham e enviem-me um email para : fatima.m.rodrigues@seg-social.pt
Sim, é verdade os candidatos podem optar por manter o vencimento de origem. Sei também de fonte segura que vai haver vagas para Coimbra, Viseu, Aveiro e Leiria, cerca de 100 vagas. Agora bom bom, vão ser os 17 vencimentos anuais que vamos receber. Só agora é que soube do Fundo de Estabilização Tributária que paga 3 vencimentos/ano aos Inspetores tributários. Um bom ano e qualquer já nos vamos conhecer todos.
O FET não paga três vencimentos. É pago por três vezes, só a partir da altura em que faz 1 ano de AT e o valor de cada um é inferior ao de um vencimento e depende da % do fundo atribuída para cada ano. Depende também da avaliação SIADAP, do cumprimento dos objectivos pessoais e da própria AT e, também da assiduidade. É uma espécie de prémio de produtividade atribuído a TODOS os funcionários da AT. É de facto um dos grandes motivadores para os funcionários. E espero que se mantenha nestes moldes por muitos e longos anos!
Caros colegas admitidos ao concurso IT, enviei um e-mail para os recursos humanos a solicitar algumas informações relativas ao estagio, hoje dia 30/12/2013, responderam prontamente... Relativamente às vagas, locais de estagio e processo de escolha, a resposta foi a seguinte: "Até á presente data não temos qualquer indicação sobre os possíveis centros de Estágio e respetivas vagas." "Os estagiários escolherão, pela ordem estabelecida na lista de classificação final homologada, os locais de estágio onde pretendem realizar o mesmo, tendo em conta as vagas existentes para o efeito." Quanto ao inico do estagio a resposta foi a seguinte: "Ainda não temos qualquer informação relativa à data de inicio do estágio". Teremos de aguardar mais uns tempos.... Bom ano 2014 para todos!
pois, por telefone obtive a mesma informação, daí estranhar que já hajam tantas certezas por aí espalhadas de vagas. No entanto espero que hajam bastantes locais de estágio e vagas espalhadas pelo menos pelas capitais de distrito, pois também acho complicado "meterem" 800 pessoas a estagiar em Lx, pois só vejo que isso seja possível se alugarem umas quantas salas a universidades para poderem dar formação a tantas pessoas...
Eu passei no exame mas não faço parte do grupo que foi selecionado contudo desejo muita sorte a todos os que foram selecionados. E aguardo com alguma esperança que existam algumas desistências para que possa ser selecionado :) boa sorte a todos.
Ao pessoal do Norte, caso não haja vagas no Norte, a única opção é desistir, senão vejam: Venci/to...1308,34€ IRS+Sobretaxa....250,00 ADSE..........29,48 CGA....143,92 Corte salarial 2014.....95,64 Alojamento...... 200,00 Alimentação 100,00 Viagens.....120,00
Isto vai dar um vencimento líquida aproximado de 450,00€!!!!
É durante dois anos praticamente insuporta´vel para quem tenha família com crinaças em idade escolar.
De facto irá ser complicado, no entanto julgo que em Lisboa e Porto irão abrir tanto vagas para estágio como para ocupação do lugar, já abaixo da zona de Lisboa não sei se irão abrir quer umas quer outras, o que vai desperdiçar muita gente que mora abaixo de Lx e Évora...
Vamos aguardar pacientemente. Note que falta o acréscimo do duodécimo relativo ao subsídio de natal. Sempre é menos mal... mas ainda assim para quem tenha de ficar deslocado, importa ponderar o "investimento" numa carreira diferente...
Em relação à prova de informática, a questão "um(a) --- é um dispositivo q permite dividir uma rede em sub-redes c o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar direferentes padrões de rede". No meu ver essa questão tem 2 respostas certas: router e bridge. Será que alguém tem uma opinão diferente?
Não é uma questão de opinião. São factos. A pergunta está mal formulada e pode ter pelo menos duas respostas. Não é caso único na prova de informática. A falta de bibliografia leva a que possamos ter variadíssimas referencias e logo ter outras interpretações válidas de algumas questões. Reclamei mesmo tendo ficado colocado nos primeiros 80.
Caso não saiba, quem faz a subdivisão e a separação de redes são os routers... existem sim switch's que fazem também subdivisão mas estes não podem ser chamados de switch's comun's... as chamadas bridges não são nada mais que router's configurados para fazerem de pontes entre diferentes redes. A resposta correcta seria só uma que seria "Router". As vlan's são criadas e configuradas nos routers. Por seu lado os switch's que suportam vlans só configuram os portos nos quais passa uma determinada vlan.
O comentário do colega Pedro Barreira está incorrecto. As respostas "Router" e "Bridge" estão certas. A resposta "switch" é mais rebuscada e já inclui uns "ses", e apesar de não ser descabida, acho que o júri conseguirá rebater qualquer argumento. Já tinha comentado anteriormente que apesar de ter ficado nos 80 reclamei, porque considero inadmissível este tipo de perguntas (esta não foi a única).
Boa tarde, Também tenho informações de fonte fidedigna, que há várias vagas para Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu ao todo cerca de 100 vagas. A minha fonte também me disse que se pode optar por manter o vencimento durante o período experimental. E outra informação que eu deconhecia é que os inspetores tributários recebem 17 vencimentos por ano, ou seja, 3 vencimentos são pagos por um fundo criado para o efeito (Fundo Estabilização Tributária). Ai que bom, 1.836,55 € x 17 . Mal posso esperar. Boa sorte a todos e até qualquer dia.
Sim o FET é de fato uma boa ajuda, principalmente para quem terá de ficar deslocado, contudo apenas receberá esse valor depois de decorrido um ano de estágio.
Caro António Manuel, Por vezes não precisamos de "fontes" para obtermos certas informações. A do vencimento de origem está escrita e é simples. Quando o concurso abriu não era possível, no entanto, em 2013, houve legislação que veio determinar o contrário.
acho que há algumas pessoas a jogarem os foguetes ao ar antes do fim da festa :( mas, cada um pensa por si e tem direito à sua opinião :) Quando a mim sou do sul e vou esperar pelas coisas em concreto, locais de estágio para começar, pois se por um lado estou disposto a ir para Lx uns dois anos tentar a sorte no estágio, por outro seria muito melhor se abrissem o curso tb no Sul, mas, só esperando para ver. depois disso há ainda as vagas finais, sendo que só há vagas para Direcções de finanças e não para Serviços de Finanças, e há ainda os Serviços Centrais que irão absorver a maior parte das vagas, só espero que hajam algumas depois espalhadas pelo País de forma a que todos consigam ficar perto das suas residências, senão a AT tb vai estar a gastar dinheiro e recursos para no final as pessoas preferirem voltar ao lugar que tinham antes. quanto ao vencimento acho mesmo que até ao lavar dos cestos é vindima, no entanto o sonho comanda a vida, por isso... vão sonhando :)
Alguém conheçe, de facto, algum inspector que tenha entrado através de um curso semelhante ? Tenho curiosidade em saber se o curso será só teoria ou se terá alguma prática, pois pela legislação dos estágios a mesma, para além de estabelecer a duração do mesmo em 12 meses, o que acho que já todos sabemos que não irá corresponder à realidade, menciona tb que o estágio terá componente teórica e prática. Conheço inspectores do SEF que tiveram alguns meses em Lx para a componente prática e depois foram destacados para as suas áreas de residência para a parte prática, alguém faz ideia de como será o estágio neste aspecto ?
Mesmo que só apareçam para estágio metade dos que obtiveram aprovação (falo dos 822), este será o maior estágio de IT que há memória, o que significa que o modelo pode variar dos anteriores. Mas, à partida, a parte teorica será ministrada por formadores em sala própria (ou auditório) durante algumas semanas. No que diz respeito à pratica, passará necessariamente por acompanhamento de inspectores seniores em diligencias externas e por inserção em equipas inspectivas.... ou criação de equipas especificas... aí já depende do que decidirem para este estágio, já aconteceu das duas formas.
O FET é só a partir do 1º ano... E as vagas são mesmo em Lisboa Setúbal e Santarém. A distribuição pelos outros distritos foi proposta mas não foi aprovada.
17 vencimentos por ano???? Caros futuros colegas, não se enganem...os estagiários têm um vencimento liquido de cerca de 1000 euros e no 1º ano de estágio não recebem FET.
Colegas fiquei mto feliz ao saber pelo blog que também existem vagas para o Norte do país e com sorte também hão-de existir para o Sul. Continuam colegas a dizer que não podemos optar pelo vencimento de origem, liguem para os RH e tirem as dúvidas, já que não acreditam em nós. Vamos ter que aguardar com paciência...tudo vai correr bem, vão ver!!! Temos um trabalho árduo à nossa frente, mas vamos ser fortes e conseguir...
Concorri, fiz a prova por descargo de consciência sem o mínimo de estudo e passei. Mas, pelo motivo de residir no norte não pretendo trabalhar em Lisboa até à reforma para ganhar – euros/ano e + anos/reforma, simplesmente para pagar as contas mensais. No estrangeiro você paga as contas e fica com dinheiro para comprar bens supérfluos e outros.
Colegas, vamos aguardar com paciência...vamos ter calma...pelas informações que vamos tendo uns com os outros parece que vai haver vagas de estágio para muitas cidades e isso é muito bom, eu sei que os RH não nos adiantam nada...e não existem certezas de nada, mas ainda não pagamos impostos por sonhar com uma vida melhor e sonharmos em ficar perto da nossa familia...se não ficarmos logo iremos decidir a nossa vida...tudo correrá bem, vamos pensar positivo...temos que abraçar novos projetos e agarrarmos os" bois pelos cornos"frase tipica do Ribatejo e como sou ribatejana de gema, sempre os agarrei e vou continuar, nada me assusta, só tenho que pensar que vou conseguir...não estou virada para pessimismos...a única coisa que me poderá assustar na vida é a falta de saúde...e viva a frase brasileira que diz"saúde e paz, o resto agente corre atrás"
Só é preciso avisar quando o concurso terminar. Depois eles fazem uma festa porque podem meter pessoal sem concurso para substituir. Vai haver 1000 novos funcionários a termo certo indeterminado.
soube (de fonte não segura) que algum pessoal da administração local, após recorrer, acabou por ser admitido a concurso (ainda antes dos exames). alguém me pode confirmar isso?
Confirmo, conheco um caso em que aconteceu, o candidato era de uma escola,ou seja, pertencia ao quadro da Câmara, e após recurso foi admitido as provas e passou :). Mas em relação ás escolas a situação é diferente, pois, todos os meses as verbas para vencimentos do pessoal não docente, são transferidas do Min. da Educação para as AL.
Sim, há um post do mês de Junho (http://inspectortributario.blogspot.pt/2013/06/divulgacao-do-projeto-de-lista-de.html) quando sairam as lista de exclusão e admissão ao concurso, onde nos comentários algumas pessoas informam como será possível conseguir um diferimento no recurso. Mas eu gostava que alguém por aqui me soubesse dizer se na verdade houve sucesso nesses recursos? estou numa condição semelhante e gostaria de avançar também para o recurso, mas nesta altura julgo que só em tribunal.
Eu passei na prova (Ref B) e estou admitido no projecto de lista, embora apareça já no fim (algures entre os 10 ultimos). Isto quer dizer que, caso a lista definitiva venha a ser igual ou semelhante, entro mas não vou ter muita hipotese de escolha quanto ao local do estágio. Assim sendo, volto a insistir: Para informática,
Alguém sabe quais os locais de estágio? Será possível a permuta? Quanto à data de publicação da lista definitiva e subsequente inicio do estágio: alguém sabe alguma coisa?
Não basta passar são só 80 lugares para a informática senão fizer parte dos 80 é excluído. Eu também passei mas estou fora dos 80 lugares logo não acredito que vá desistir alguém.
Acredito que como em qualquer concurso público os que passaram no exame mesmo estando para cima da posição 80 são considerados suplentes no caso de de desistência de alguém que esteja até à posição 80.
Os estagiários do curso anterior de Direito receberam FET durante o estágio. Também ainda s ainda não analizaram os processos pode existir pessoas sem a licenciatura adquada ou mesmo sem ela e sem vinculo entre outras situações , depois a nível dos processoa pesoais ainda deve dar um pouco de trabalho aos recursos humanos
Estimados alguém tem novidades? Enviei um e-mail para os recursos humanos com algumas perguntar, sobretudo acerca de datas, mas ainda não obtive resposta.
Enviei ontem um email aos RH e hoje recebi a seguinte resposta:
"Cara candidata Em resposta à questão colocada e considerando a legislação que rege estes concursos, sou a informar que terminou no dia 07/01/2014 o prazo para audiência dos interessados. Após a apreciação das reclamações apresentadas ocorrerá a publicação da lista de classificação final homologada , da qual corre prazo, nos termos da Lei , para interposição de recurso hierárquico . Terminados os procedimentos relativos aos recursos dar-se-á inicio formalização das candidaturas (entrega de documentos), assinatura do contrato e consequente inicio de Estágio, pelo que neste momento ainda não temos previsão nem para os locais de estágio para o seu inicio. Com os meus melhores cumprimentos"
Esta info é fidedigna e não sei como é possível haver outro tipo de informações que não deste género...
Durante contato telefónico os esclarecimentos obtidos resultaram exatamente no mesmo teor da sua resposta por email. Mesmo que soubessem de alguma informação adicional não creio que seria prudente divulgarem, porque é suscetível de ser alterada nesta fase. Teremos de aguardar pacientemente até que haja novidades "oficiais". Subscrevo ainda opiniões de que será algo moroso o processo de análise das reclamações (e posteriormente eventuais recursos hierárquicos). Qualquer outra informação nesta fase (leia-se até saírem os resultados definitivos) creio que se deve interpretar como pura especulação.
Então malta. Alguem reclamou ou sabe se existiram muitas reclamações? Está toda a gente á espera de novidades. Contactei os rh e responderam rápidamente, mas fiquei com a ideia q isto ainda vai demorar, mesmo considerando q é um assunto prioritário para o governo
Ei pessoal!!!! Está tudo "adormecido" ou quê? Ninguém tem nada para dizer, para além de 'lugares comuns'? Ninguém tem novidades, por mais ínfimas que sejam e, já agora, que interessem? Este blogue também pode ser uma troca de experiências. Eu, por exemplo, já fiz um 'estudo' exaustivo da proveniência dos candidatos aprovados. A maioria são TATA 3 e constato que há muita malta pertencente à AT que não está colocada no seu serviço de origem. Alguém que explique porquê... Daí que se fale que fale à boca cheia que há interesse de certos sectores em que os estágios sejam feitos nos serviços actuais dos candidatos. Pudera!!!
Informaram-me que há cerca de 100 reclamações e que foram enivadas ao Jurí. Resta esperar que as agendas permitam ao jurí reunir para analisar as reclamações. Mas deve demorar bastante. Se houver pressa se calhar 2 meses chega, se a pressa não fôr assim tanta...
Face à informação de que dispomos hoje também sou da opinião de que o estágio não deverá iniciar antes de Abril ou Março numa versão demasiado optimista. Até lá vamos contrariando a ansiedade com a leitura destes posts (a mim tem-me ajudado bastante este blog). Outra sugestão (mesmo para mim) é começar a apontar as agulhas para esta nova "área de trabalho".
Fui conferir o período de análise das reclamações (+/-125) do concurso anterior: período que medeia a divulgação das notas da prova do resultado da análise às reclamações – do mês 6 ao mês 9 (meses de tendência a marcação de férias) e o segundo período em que houve análise das reclamações (+/-50) – mês 9 ao mês 11 (quase 2 meses). Considerando o melhor cenário (o de 2 meses) e aplicando ao nosso concurso daria 20 fev. e o pior dos cenários (3 meses) daria meados de março. Com mais uns pós (2 semanas) para envio dos comprovativos e concorrer ao local de estágio… Consigo um resultado mais positivo que julho, que confesso, me assustou um bocado. Embora todos os cenários sejam possíveis…
Da classificação final após as reclamações ainda haverá hipótese de Recurso Hierárquico para o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais !!! Mais outras semaninhas de espera adicionais ...
Informação sobre as vagas que me chegou off the record: Lisboa (serviços Centrais) 300 Lisboa DIR FIN 200 Porto 150 Setúbal 50 Coimbra 50 Braga 50 Santarem 50 Viseu 10 Aveiro 10 Évora 10 Açores 10 Madeira 10 Agora é só esperar pela lista final e escolher o mais próximo possível de casa. Boa sorte.
A ser verdade esta informação, e espero que não, mais uma vez se prova que o País termina em Lisboa... Espero porém que a informação não seja 100% correcta, senão lá vão desistir mais uns quantos de Marrokos !
Antes de mais, muito obrigado por partilhares essa informação! Segundo as contas que fiz, estão aí 900 vagas. Posso assumir que essas vagas serão as dirigidas ao concurso A (que eram para 900 vagas)? Não sabes mais nada sobre a distribuição das restantes 100 vagas (80 do concurso B e 20 do concurso C)?
Como serão preenchidas as 1000 vagas? Pela lista provisória de classificação da prova não existe o n.° suficiente de admitidos. Acrescentando os casos dos candidatos admitidos sem vínculo à fp e algumas possiveis desistências, o n.° de vagas efetivamente a ocupar ficará mt aquém, além do aviso de abertura do concurso dizer que este só se extingue após o preenchimento de todas as vagas ... não entendo...
Alguém saberá dizer se o período de férias conta ou não para o período de estágio. O que me parece é que todos terminaremos em simutâneo o estágio por isso é indiferente tirar férias agora ou já na nova categoria como inspetor tributário estagiário.
Pelas contas comparativas com o processo de direito o juri já deve ter reunido (ou estar muito perto de o fazer). Entretanto depois disso falta a homologação do S.Estado e depois a devida publicação. Estou a apontar para a ultima semana de Feveiro para sabermos novidades e parece-me que existem dois cenários: 1- Não existem erros nas perguntas, o processo avança e fica resolvido em Março. 2- Existem erros detetados nas perguntas, a lista tem de ser reformulada, e esperamos novo processo de reclamação e análise (+2/3 meses). Até lá temos a vida profissional suspensa e de facto o stress é bastante, mas não nos resta alternativa que não seja aguardar pacientemente. Até lá vamos escrevendo e lendo este blog que é o unico sitio onde se fala deste assunto. Eu não tenho nenhuma informação que possa partilhar mas se alguém tiver seria de fato importante e ficavamos todos agradecidos Cumprimentos a todos
Tenho uma dúvida que considero pertinente, considerando a eventual deslocação (certa, ainda que possivelmente temporária, durante o período de estágio):
Durante o estágio, a formação prática, será complementada com a formação teórica (que serão seguramente alvo de avaliação).
Se alguém tem algum tipo de experiência, pode esclarecer como será distribuída a formação pelas duas vertentes (T e P)? A formação teórica será realizada onde? No Centro de Formação da AT em LX? A prática será em LX ou poderá ser também num outro local?
O regulamento de estágio para IT refere que existe uma formação teórica, em sala (se for como para os TATA será realizada a nível distrital) e sobre a qual incidirão as duas provas de conhecimentos que serão realizadas no decorrer do estágio e cuja média terá se ser positiva para ser admitido à prova final. Quanto à formação prática será realizada nas direções mas poderá igualmente ser nas repartições de finanças da área onde for colocado.
Relativamente às vagas para informática, e tb informação off the record, a ideia é sermos integrados nas equipas de inspecção, em grupo de 4 a 5 elementos, distribuídos pelos diferentes serviços distritais.
Não obstante, o estágio, pelo menos numa parte, será feito em Lx
A abrir vagas para Braga, alguém sabe quantos candidatos estarão interessados (de Braga e arredores)? Ouvi que alguém já tem uma lista dos candidatos por residência...
As cartas enviadas a quem reclamou estão para sair. Agora já falta pouco. Depois parece que vão publicar nova lista mas ainda não houve confirmação de datas. Até ao fim deste mês há novidades.
Recebi hoje resposta e anularam a questão que era diferente nas várias provas. O problema é que agora devem estar cerca de 1000 aprovados. O desempate é que ninguém ainda percebeu como o fizeram.
Como é que sabe que aumentaram os aprovados? Qual é a questão? Isso significa que as listas finais estão para sair e existem incorreções, e isso parece que leva a novo periodo de reclamações...
Poderia confirmar se se trata da ref. A, versão D? Tendo sido anulada a questão, como procederam ao cálculo da classificação final? De fato é incompreensível como é que podem ocorrer situações destas em concurso testa envergadura... Enfim esperemos pelas novidades.
Obrigado a todos pela partilha de informação relevante.
Após breve pesquisa na web relativa a eventuais novidades, pude constatar o seguinte:
No anterior concurso (Direito – 350 vagas) foi transmitido (dia 15/12/2011) aos admitidos a estágio a possibilidade de escolha dos locais entre 16/12/2011 e 20/12/2011 (exclusivamente online). Foi também possível constatar que a assinatura do contrato ocorreu dia 30/12/2011, iniciando-se assim o período de estágio sendo que a assinatura ocorreu nos locais onde os candidatos foram colocados.
Pode-se, perante estes fatos, aferir que após publicação da lista definitiva (do nosso concurso), será relativamente célere a afetação dos colegas aos locais.
Fonte: http://inspeccaotributaria.blogspot.pt/ (descontinuado em detrimento do novo site da APIT).
Espero que haja novidades em breve essencialmente relativamente ao estágio, avaliação e respetivos locais.
Bom dia. As afirmações que se fazem neste blogue devem ser fundamentadas... e não vir para aqui dizer que ..."agora devem ser 1000 aprovados" !! Já li tanta asneira publicada neste blogue que nem merece comentário. Já sabemos que este é um periodo dificil para todos os aprovados, mas temos que ter alguma paciência. Certas informações, verdadeiras ou não, causam ainda mais ansiedade nos candidatos, portanto, peço que antes postarem algo, pensem duas vezes... que seja algo de verdade e util. Com esta me despeço: No final de dezembro falei com o Sr. Dr. Manuel Pinheiro, sobre o concurso e informou-me que a proxima fase seria a formalização de uma candidatura, por preferência distrital para efetivar o estágio. Aqui está uma informação fidedigna. Cumprimentos e boa sorte para todos.
Sinceramente, custa-me a acreditar como é que pessoas de fora da AT têm mais informação do que os que trabalham no próprio edificio. A informação está a ser tratada de forma extremamente sigilosa, por isso só posso presumir que se trata de pura especulação... E já agora, respondendo à questão anterior: o desempate é sempre feito da mesma forma: 1º antiguidade da função pública, 2º pertencer à AT, 3º idade.
Resposta a sua reclamação? De que questão fala? e de que prova? Como sabe que agora são 1000 aprovados? nesse caso são os 822+178 (incluidos com as reclamações?
Gostava de saber os critérios de desempate. Vou perguntar à AT.
ResponderEliminarApesar de estar bem classificado, pode influenciar na escolha do local..
Será que as vagas de estágio serão abertas para todos os distritos ou só na zona de Lx?
O critérios de desempate são: 1º data de entrada na FP, 2º pertencente à AT, 3º idade.
EliminarSe o critério de desempate de desempate a aplicar for o mesmo que foi aplicado pelo júri do concurso IT para licenciados em Direito (basta ver as actas do júri), o desempate faz-se pelo grau de complexidade das questões previamente escolhido pelo referido júri.
EliminarSó passaram na referencia A, 822 candidatos o que vão fazer com as restantes vagas 78?
ResponderEliminarBoas Luis,
ResponderEliminarpor acaso sabe-me dizer como se irá processar o processo daqui para a frente ?
A DGCI entra em contacto com os aprovados ?
As vagas para estágio já estão definidas certo ? são as tais 900 no caso da referência A, ou está a referir-se às vagas finais disponíveis nos serviços ?
Obg.
Vitor Rosa
Informática ARSA
Estava a referir-me ao local das vagas.
EliminarAs vagas são 900, falta é saber a sua distribuição pelas DF e Serviços Centrai.s
Pois, bem que procuro pelos mapas de pessoal da AT mas não encontro nada.
EliminarAcho que como eu estão muitos a achar que não vale a pena ir para LX dois anos gastar dinheiro para depois não terem colocações nos seus locais de residência :(
Enfim, é aguardar para ver
Boa tarde,
EliminarPor acaso alguém tem novidades acerca do processo. As notas sairam com bastante celeridade mas até agora não existem mais desenvolvimentos.
Antecipadamente grato
Vão aprovar pessoal com negativa no exame? na Ref A ??
ResponderEliminarNão me parece
EliminarBoa tarde,
ResponderEliminarcomo se irá proceder à transição do nosso atual local de trabalho para o do estágio?
Alguém sabe esclarecer sobre este assunto?
Obrigada pela atenção.
Deve ser por requisição, ficando o lugar salvaguardado, penso eu.
EliminarÉ expectável que seja tudo para Lisboa?
ResponderEliminaro curso deve ser, as vagas finais espero que não, senão lá vou eu desperdiçar dois anos... espero que guardem umas quantas pelo menos para Faro
EliminarSegundo soube por vários inpetores meus amigos, as vagas para estágio são para lisboa, santarem e setubal.
EliminarO estagio deverá ser de um ano as vagas de informática deverão ser todas para Lisboa.
EliminarO estágio nunca será só de um ano.
EliminarIsso nunca aconteceu.
Mais para o lado dos dois.
Alguem sabe como são preenchidas as vagas? qual o criterio?
ResponderEliminarFiquei aprovada, gostaria de saber qual o próximo passo, onde serão os estágios e quais os critérios de colocação? Parabéns a quem passou.
ResponderEliminarBoa tarde,
EliminarConsegui alguma resposta às suas questões? O tempo passa e nada de novas informações.
Obrigado
Bom dia, ainda não consegui mais info nenhuma... só nos resta aguardar, pelos vistos...
EliminarBom dia,
ResponderEliminarQuerem partilhar as vossas versões do enunciado da referência A - economia?
Estou curiosa sobre as provas, apesar de não ter concorrido.
Muito obrigada,
Ana Silva
Existem erros nas notas do exame de referencia B a mim não me foi contabilizada uma pergunta correta
ResponderEliminarSerá que não se enganou quando colocou a cruz na resposta dessa pergunta?
EliminarTem certeza que colocou o x na opção correta? Eu por exemplo se não tivesse verificado uma segunda vez ía com uma resposta errada por pura distração.
EliminarHá alguém que esteja a pensar em reclamar do concurso/prova?
ResponderEliminarpode-se reclamar se houver gralhas nas perguntas ou mais do que 1 correta/incorreta, devem comentar aqui esses fatos que encontrarem...
EliminarSe forem detetadas incorreções, sim...
Eliminarsim. gostaria de saber como
Eliminarem relação à prova de informática, a questão "um(a) --- é um dispositivo q permite dividir uma rede em sub-redes c o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar direferentes padrões de rede". No meu ver essa questão tem 2 respostas certas: router e bridge. Será que alguém tem uma opinão diferente?
EliminarOs switches programáveis também tem a mesma funcionalidade
EliminarEu também escolhi router parecia-me a escolha mais correta mas nem recorri da prova. Fiquei classificado 20 lugares abaixo dos 80 embora tenha passado boa sorte para os 80 admitidos. Eu julgo que os estágios de informática sejam todos para Lisboa pode ser que exista pessoal a desistir mas 20 parece-me muito.
EliminarAlguém sabe se no Periodo Experimental podemos optar pelo vencimento de origem?
ResponderEliminarDurante o período experimental não há opção pela remuneração de origem. É o indice 380.
EliminarEstou convencida que sim. Ver DL nº166, de 29 de Agosto de 2013, lei 68/2013, pag.5208, Art 8º.
EliminarNo Periodo Experimental podemos optar pelo vencimento de origem? SIM
EliminarDe acordo com a Lei n.º 68/2013 de 29 de agosto, Artigo 8.º
Opção pela remuneração base de origem
No decurso de período experimental correspondente ao estágio para ingresso em carreiras não revistas nos termos da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril, 34/2010, de 2 de setembro, 55-A/2010, de 31 de dezembro, 64-B/2011, de 30 de dezembro, 66/2012, de 31 de dezembro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, e pelo Decreto-Lei n.º 47/2013, de 5 de abril, os candidatos com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente constituída podem optar pela remuneração base correspondente à carreira ou categoria de origem.
http://www.dgap.gov.pt/upload/Legis/lei_68_2013.pdf
5 — Remuneração e condições de trabalho — o vencimento mensal
Eliminarcorresponde ao valor do índice 535 do regime geral, conforme consta do
anexo V do Decreto -Lei n.º 557/99, de 17 de dezembro, sendo o período
experimental remunerado pelo índice 380. As condições de trabalho são
as genericamente vigentes para os trabalhadores que exercem funções
públicas na Administração Pública Central.
Os critérios de desempate são iguais ao usados em qualquer outro procedimento concursal, quando o aviso em DR não obste em contrário. Neste caso os candidatos foram ordenados por antiguidade na função pública. Pelo menos assim deduzo ao consultar o DL 204/98 de 11 de Julho, para o qual o aviso de abertura do nosso concurso remete.
ResponderEliminarCumprimentos
Durante o estágio podemos optar pelo nosso vencimento, eu já liguei para os RH. Se alguém souber onde existem vagas para estágio, digam, isso eu não sei, ah e o FET só recebemos decorrido 1 ano de estágio, ou seja, temos que nos deslocar, o que nos provoca aumento de despesa, e sabe Deus para onde...
ResponderEliminarLei nº 68/2013 de 29-08-2013
ResponderEliminar----------
Artigo 8.º - Opção pela remuneração base de origem
No decurso de período experimental correspondente ao estágio para ingresso em carreiras não revistas nos termos da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de fevereiro, alterada pelas Leis n.ºs 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril, 34/2010, de 2 de setembro, 55-A/2010, de 31 de dezembro, 64-B/2011, de 30 de dezembro, 66/2012, de 31 de dezembro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, e pelo Decreto-Lei n.º 47/2013, de 5 de abril, os candidatos com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente constituída podem optar pela remuneração base correspondente à carreira ou categoria de origem.
Faz-me confusão como é que, chegando a uma fase destas, ainda haja pessoas a perguntar sobre assuntos que já estão mais do que esclarecidos. As listas que sairam ainda vão ser alvo de muitas alterações, nomeadamente, devido às reclamações, devido a pessoas que, depois de saberem que baixam a remuneração durante o estágio e terão que o fazer maioritariamente em Lisboa, não aceitam a colocação, etc... Há questões como o lugar de origem que estão preto no branco: vai-se estagiar em nomeação e regressa-se a qualquer momento ao atual local de trabalho caso se pretenda desistir ou se chumbe no estágio. Nem sei como há pessoas que concorrem por concorrer e depois logo se vê... Leiam os avisos do concurso e leiam a legislação à qual eles se referem, e na dúvida, liguem para os Recursos Humanos, porque eles respondem a todas as dúvidas.
ResponderEliminarTenho várias perguntas que se agradeceria bastante se fossem respondidas: 1- Onde posso ver os critérios de desempate para as provas, porque estando em 18º e tendo a mesma nota que o 9º fico em desvantagem e nem sei porquê. 2- Há alguma informação interna de quando estão previstos o inicio dos estágios? (Especificamente o de Informática) 3- Por lei poder-me-à ser reduzido o meu salário mesmo que seja durante um estágio? 4- Os estágios/local de afectação serão centralizados em Lx ou sendo eu de Évora posso estagiar e eventualmente trabalhar no departamento de Évora? Desde já agradeço a atenção. Obrigado.
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarApós a saida da lista provisória de forma bastante rápida verifica-se que ainda não foi publicada em DR. Será isso devido ao facto de estarem a decorrer os 10 dias uteis para reclamações ou simplesmente um atraso.
Obrigado
Boa Tarde Luís
ResponderEliminarGostaria que me esclarecesse sobre a forma como tudo se irá processar, ou seja:
Qual o próximo passo? Os admitidos vão ser distribuídos pelos locais de estágio? De que forma isso se processa? Já se sabe quais esses locais?
De que forma se processa a cessação do contrato com a atual entidade patronal ou seja, de que forma é feita a transição. Perdoem-me a "ignorância" mas em situações de mobilidade já sei como se processa, mas neste tipo de situações não sei...
Agradeço uma resposta
Obrigada
Olá!
ResponderEliminarAtenção!
Existem pessoas que foram admitidas às provas, tendo inclusive sido aprovados nas mesmas, no entanto não possuem qualquer vínculo à função pública, pelo que numa fase posterior irão ser excluídos.
Note-se que este concurso é interno, isto é, destina-se apenas a pessoas que são dos quadros da função pública. Tendo havido pessoas que foram excluídas em fases anteriores pelo facto de não reunirem essa condição.
Acha que existem casos desses? Era preciso ser muito burro para ir fazer a prova sem se ter um vinculo por tempo indeterminado.Não creio que existam casos desses.Eles vão ser eliminados como é óbvio e como fizeram declaração, sob compromisso de honra podem ter problemas com a justiça.
EliminarSim, houve pessoas que concorreram sem vínculo à Função Pública. O que sucede é que essas pessoas trabalhavam para o Estado mas como CIT (Contrato individual de Trabalho) e acharam que por estarem nesta condição, o concurso também se lhes dirigia.
EliminarEssas pessoas deverão ser excluídas numa fase posterior.
Sim. Não foi diretamente, mas já ouvi falar de casos de duas pessoas, uma que trabalha num banco e outra que trabalha numa empresa de contabilidade, que concorreram e ficaram aprovadas na prova. Não sei se é verdade porque não conheço as pessoas. Foi mais uma daquelas conversas: " Tenho um amigo que também vai para IT! E ele trabalha onde? Numa empresa de contabilidade, penso!"
EliminarComo foi possível se no requerimento tinha que se indicar o organismo da FP a que pertencemos? Não sei!
Cumprimentos
Como é possível considerando que na ordenação da classificação (provisória) é tida em consideração para efeitos de desempate a antiguidade na FP?
EliminarVínculo à função pública não será o mesmo do que um CITFP - contrato individual de trabalho em funções públicas ?
EliminarÉ este tipo de contrato que à mais de dez anos está a vigorar na administração publica.
Penso que está a confundir conceitos. Uma coisa é contrato em funções públicas, outra diferente Contrato individual de trabalho.
EliminarNo segundo caso, o que rege é a lei afecta ao trabalho em funções privadas. basta ver que por exemplo, até ha bem pouco tempo, existiam pessoas que embora desempenhassem as mesmas funções, uns trabalhavam 35 horas e outros 40. Uns descontavam para a ADSE e outros para a Segurança Social.
Este concurso, tal como dizia no edital de abertura é exclusivo para funcionários públicos.
Se aguém encontrou alguma incorreção nalguma pergunta da referência A, p. ex. mais do que uma resposta correta, ou enunciado com gralhas, agradeço que comente aqui.
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarserá que alguém sabe se existe a probabilidade de ser marcado um novo exame para o preenchimento das vagas que ficaram por ocupar?
Obrig.
por acaso encontraram alguma incorreção nalguma pergunta do teste A, ou mais do que uma resposta certa ...
ResponderEliminarBom dia
ResponderEliminarAlguém sabe o porque do atraso em publicação em DR das classificações?
Não sei porquê, mas ontem coloquei aqui uma resposta relativamente ao critério de desempate utilizado nas provas, mas essa resposta não aparece aqui colocada. Penso que responderia às dúvidas de muita gente que aqui surge.... Teria outras respostas a colocar aqui, mas não o vou fazer, com muito pena minha.... Perde este blogue e todos os seus frequentadores....
ResponderEliminarBoa noite eu tenho essa questão que gostaria que me explicasse qual o critério de desempate utilizado?
EliminarObrigado
Essa questão está respondida mais acima... é só dar ao "trabalho" de ler um pouco antes de escrever...
EliminarSerá que vai demorar muito tempo até se começar o estagio?
ResponderEliminarNunca terá inicio antes da Primavera, existem os prazos legais e têm que ser cumpridos
EliminarQuais as questões que estão a pensar reclamar e motivos?
ResponderEliminarBom dia
ResponderEliminarAlguém tem novidades do processo? O tempo passa e os nervos aumentam
Tambem gostava de ver esclarecida a questão se podemos optar pelo vencimento de origem!
ResponderEliminar5 — Remuneração e condições de trabalho — o vencimento mensal
Eliminarcorresponde ao valor do índice 535 do regime geral, conforme consta do
anexo V do Decreto -Lei n.º 557/99, de 17 de dezembro, sendo o período
experimental remunerado pelo índice 380. As condições de trabalho são
as genericamente vigentes para os trabalhadores que exercem funções
públicas na Administração Pública Central.
Alguem sabe quando é q vai sair mais alguma coisa? O tempo vai passando e nada acontece
ResponderEliminarSempre é verdade que já foi para publicação no DR? Nos RH dizem que sim mas já passaram 2 semanas e nada. Cheira-me que a coisa vai trasar e muito...
ResponderEliminarBoa tarde,
EliminarNos recursos humanos disseram-lhe que já tinha sido enviado para DR? Sabe quando? Não é de facto expectável o atraso que se está a verificar.
Deste modo parece-me impossivel o inicio do estágio à semelhança do que aconteceu para a área de direito, no inicio do ano.
CV
Fui admitido a estágio, sou de Coimbra - Cantanhede, gostaria de conhecer outros candidatos, neste "quadro" e decididos como eu a conquistar este desafio, para trocarmos impressões e conhecimentos de como poderemos dar os primeiros passos, quem está comigo ? Paulo Loureiro
ResponderEliminarBoa tarde,
EliminarEstou certo que são muitos os q pensam do mesmo modo,a questão é que ainda ninguém sabe bem o que se está a passar depois da saida da lista provisória com as notas, as informações são contraditórias e são várias, e todos aguardam.
Mas se tudo correr normalmente não faltaram oportunidades de nos conhecermos todos.
Se entretanto alguém obtiver informações ajudava toda a gente se as partilha-se
João Pires - Coimbra
EliminarPublicação da lista de classificações em DR de 19-12-2013
ResponderEliminaraqui: http://dre.pt/pdfgratis2s/2013/12/2S246A0000S00.pdf
Não abre!!
Eliminarhttp://dre.pt/pdf2sdip/2013/12/246000000/3615736157.pdf
EliminarE agora para quando o inicio do estágio? O processo interrompe no periodo das reclamações?
ResponderEliminarQuanto tempo acham que isto agora vai levar até iniciarem os estágios?
ResponderEliminarJulgo que têm que aguardar os 10 dias úteis para eventuais reclamações e depois devem colocar a lista de locais de estágio disponível para nos pudermos candidatar... só depois é que seremos "chamados" para inicio de estágio... mas quanto tempo levará??? Também não faço idéia...
EliminarO estágio deve começar no final de março inícios de abril. Depois da fase de reclamações, que termina a 6 de janeiro, o jurí terá que avaliar e responder a várias dezenas de reclamações. Depois desta fase, ainda terão que solicitar vários elementos aos candidatos, designadamente as declarações de vínculo e certificados de habilitações literárias. Nesta fase, ainda poderão existir alterações à lista, uma vez que existe pessoal com nota positiva que não tem vínculo!!!
ResponderEliminarNão percebo como podem existir pessoas sem vinculo então quando foi feita a candidatura, as pessoas preencheram a ficha e colocaram que funções estavam a exercer e onde, isso quer dizer que essas fichas não foram analisadas?
EliminarCada pessoa é responsável pelo que indicou no formulário eletrónico de candidatura. As candidaturas foram analiadas de acordo com a informação que cada candidato indicou no formulário de candidatura, o que não impede que o candidato tenha prestado informações falsas, uma vez que só serão solicitados os comprovativos da situação jurídica e das habilitações literárias depois da fase de reclamações.
EliminarNão acredito muito nisso visto que encorem num crime de falsas de declarações não gostava de estar no lugar dessas pessoas.
EliminarComo é possível terem concorrido sem ter um vinculo a FP de tempo indeterminado eles juraram sobre compromisso de Honra que preenchiam os critérios. O que é certo é que fiz algumas pesquisas de alguns candidatos admitido e não aparecem informação deles em DR. É possível que quem passou no exame e não faça parte dos grupo dos admitidos ainda venha a fazer. Todos os funcionários públicos tem que aparecer em DR pelo menos uma vez Abraço
EliminarNão deixa de ser pertinente considerando que é um critério de desempate a antiguidade na ordenação da lista...
EliminarPessoal, alguém tem ideia de quanto tempo isto agora demora?
ResponderEliminarSerá que estão a aguardar a publicação do OE 2014 para haver mais desenvolvimentos no procedimento???
ResponderEliminarLiguei para os RH e podemos optar pelo nosso vencimento atual, não tenham mais dúvidas...quanto aos lugares de estágio sei que existem lugares em Santarém, cidade onde vivo, mas são poucos, disseram-me que são apenas 50...logo as hipóteses não são muitas...mas temos Lisboa para quem vive em Santarém, agora os colegas do Norte e Sul do país e até do Centro é mais complicado, são despesas a aumentar, longe da familia...mas temos que lutar por uma vida melhor, e podemos sofrer um ano ou dois, mas depois teremos a compensação de estarmos numa carreira diferente, aprendermos coisas novas, conhecer outras pessoas...e ajudaremos a ter um país mais justo, onde todos paguem impostos, não podemos ser só nós a pagar o défice e algumas empresas...eu estou bastante animada, mas sei que no estágio não vai ser fácil e lembrem-se que ainda temos que fazer mais provas para passarmos a IT.
ResponderEliminarVamos ter coragem e esperança que o ano 2014 vai ser um ano de bastante trabalho, mas vai valer a pena...Eu tenho quase 50 anos e estou pronta para a luta...se precisarem de um ombro amigo disponham e enviem-me um email para : fatima.m.rodrigues@seg-social.pt
Isso é treta não podem optar pelo vencimento base basta consultar o DR do concurso.
EliminarObrigada pela informação que disponibilizou. Quer dizer que os lugares para estágio são só Santarém e Lisboa? Sabe para quando o inicio do estágio?
EliminarSim, é verdade os candidatos podem optar por manter o vencimento de origem.
EliminarSei também de fonte segura que vai haver vagas para Coimbra, Viseu, Aveiro e Leiria, cerca de 100 vagas.
Agora bom bom, vão ser os 17 vencimentos anuais que vamos receber. Só agora é que soube do Fundo de Estabilização Tributária que paga 3 vencimentos/ano aos Inspetores tributários. Um bom ano e qualquer já nos vamos conhecer todos.
O FET não paga três vencimentos.
EliminarÉ pago por três vezes, só a partir da altura em que faz 1 ano de AT e o valor de cada um é inferior ao de um vencimento e depende da % do fundo atribuída para cada ano.
Depende também da avaliação SIADAP, do cumprimento dos objectivos pessoais e da própria AT e, também da assiduidade.
É uma espécie de prémio de produtividade atribuído a TODOS os funcionários da AT.
É de facto um dos grandes motivadores para os funcionários. E espero que se mantenha nestes moldes por muitos e longos anos!
Caros colegas admitidos ao concurso IT, enviei um e-mail para os recursos humanos a solicitar algumas informações relativas ao estagio, hoje dia 30/12/2013, responderam prontamente...
ResponderEliminarRelativamente às vagas, locais de estagio e processo de escolha, a resposta foi a seguinte: "Até á presente data não temos qualquer indicação sobre os possíveis centros de Estágio e respetivas vagas." "Os estagiários escolherão, pela ordem estabelecida na lista de classificação final homologada, os locais de estágio onde pretendem realizar o mesmo, tendo em conta as vagas existentes para o efeito." Quanto ao inico do estagio a resposta foi a seguinte: "Ainda não temos qualquer informação relativa à data de inicio do estágio".
Teremos de aguardar mais uns tempos....
Bom ano 2014 para todos!
pois, por telefone obtive a mesma informação, daí estranhar que já hajam tantas certezas por aí espalhadas de vagas. No entanto espero que hajam bastantes locais de estágio e vagas espalhadas pelo menos pelas capitais de distrito, pois também acho complicado "meterem" 800 pessoas a estagiar em Lx, pois só vejo que isso seja possível se alugarem umas quantas salas a universidades para poderem dar formação a tantas pessoas...
EliminarObrigado, esclarecedor e de fonte segura!! Ficámos à espera!!! CR(Maia)
EliminarEu passei no exame mas não faço parte do grupo que foi selecionado contudo desejo muita sorte a todos os que foram selecionados. E aguardo com alguma esperança que existam algumas desistências para que possa ser selecionado :) boa sorte a todos.
ResponderEliminarAo pessoal do Norte, caso não haja vagas no Norte, a única opção é desistir, senão vejam:
ResponderEliminarVenci/to...1308,34€
IRS+Sobretaxa....250,00
ADSE..........29,48
CGA....143,92
Corte salarial 2014.....95,64
Alojamento...... 200,00
Alimentação 100,00
Viagens.....120,00
Isto vai dar um vencimento líquida aproximado de 450,00€!!!!
É durante dois anos praticamente insuporta´vel para quem tenha família com crinaças em idade escolar.
Boa sorte a todos!
De facto irá ser complicado, no entanto julgo que em Lisboa e Porto irão abrir tanto vagas para estágio como para ocupação do lugar, já abaixo da zona de Lisboa não sei se irão abrir quer umas quer outras, o que vai desperdiçar muita gente que mora abaixo de Lx e Évora...
EliminarEstou completamente de acordo, no entanto é quase certo que vão haver vagas no Porto. Vamos ter calma!!! Bom 2014. CR (Maia)
EliminarVamos aguardar pacientemente.
EliminarNote que falta o acréscimo do duodécimo relativo ao subsídio de natal. Sempre é menos mal... mas ainda assim para quem tenha de ficar deslocado, importa ponderar o "investimento" numa carreira diferente...
Em relação à prova de informática, a questão "um(a) --- é um dispositivo q permite dividir uma rede em sub-redes c o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar direferentes padrões de rede". No meu ver essa questão tem 2 respostas certas: router e bridge. Será que alguém tem uma opinão diferente?
ResponderEliminarSou da mesma opinião.
EliminarÉ verdade !!! As 2 respostas estão certas !!! O juri devia validar as 2 respostas e assim no meu caso teria mais 1 resposta certa !!!
EliminarNão é uma questão de opinião. São factos. A pergunta está mal formulada e pode ter pelo menos duas respostas. Não é caso único na prova de informática. A falta de bibliografia leva a que possamos ter variadíssimas referencias e logo ter outras interpretações válidas de algumas questões. Reclamei mesmo tendo ficado colocado nos primeiros 80.
EliminarEntão os informáticos também não sabem que os switches subdividem redes??? VLANs e sub-redes???
EliminarCaso não saiba, quem faz a subdivisão e a separação de redes são os routers... existem sim switch's que fazem também subdivisão mas estes não podem ser chamados de switch's comun's... as chamadas bridges não são nada mais que router's configurados para fazerem de pontes entre diferentes redes. A resposta correcta seria só uma que seria "Router". As vlan's são criadas e configuradas nos routers. Por seu lado os switch's que suportam vlans só configuram os portos nos quais passa uma determinada vlan.
EliminarO comentário do colega Pedro Barreira está incorrecto. As respostas "Router" e "Bridge" estão certas. A resposta "switch" é mais rebuscada e já inclui uns "ses", e apesar de não ser descabida, acho que o júri conseguirá rebater qualquer argumento. Já tinha comentado anteriormente que apesar de ter ficado nos 80 reclamei, porque considero inadmissível este tipo de perguntas (esta não foi a única).
Eliminar"compatibilizar direferentes padrões de rede" os switches não fazem isto.
EliminarBoa tarde,
ResponderEliminarTambém tenho informações de fonte fidedigna, que há várias vagas para Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu ao todo cerca de 100 vagas.
A minha fonte também me disse que se pode optar por manter o vencimento durante o período experimental. E outra informação que eu deconhecia é que os inspetores tributários recebem 17 vencimentos por ano, ou seja, 3 vencimentos são pagos por um fundo criado para o efeito (Fundo Estabilização Tributária). Ai que bom, 1.836,55 € x 17 . Mal posso esperar.
Boa sorte a todos e até qualquer dia.
Boa tarde Caro António Manuel
EliminarSabe se existem vagas para o Porto? E quanto às datas para inicio, tem alguma informação?
Obrigado
Boa tarde,
Eliminarestá a falar de vagas finais para inspectores ou vagas para estágio ?
1836,55€ após estágio!!!! ATENÇÃO
EliminarSim o FET é de fato uma boa ajuda, principalmente para quem terá de ficar deslocado, contudo apenas receberá esse valor depois de decorrido um ano de estágio.
EliminarNão é 1.836,55 € x 17 !!! será 14 x 1.836,55 € + 3 x 1.200 !!! isto se o FET não acabar com a revisão dos suplementos da AP
EliminarOs suplementos estão a ser alvo de revisão...
EliminarQuer isto dizer que certo é o ordenado.
Caro António Manuel,
EliminarPor vezes não precisamos de "fontes" para obtermos certas informações. A do vencimento de origem está escrita e é simples. Quando o concurso abriu não era possível, no entanto, em 2013, houve legislação que veio determinar o contrário.
Cumprimentos
Boas,
ResponderEliminaracho que há algumas pessoas a jogarem os foguetes ao ar antes do fim da festa :( mas, cada um pensa por si e tem direito à sua opinião :)
Quando a mim sou do sul e vou esperar pelas coisas em concreto, locais de estágio para começar, pois se por um lado estou disposto a ir para Lx uns dois anos tentar a sorte no estágio, por outro seria muito melhor se abrissem o curso tb no Sul, mas, só esperando para ver. depois disso há ainda as vagas finais, sendo que só há vagas para Direcções de finanças e não para Serviços de Finanças, e há ainda os Serviços Centrais que irão absorver a maior parte das vagas, só espero que hajam algumas depois espalhadas pelo País de forma a que todos consigam ficar perto das suas residências, senão a AT tb vai estar a gastar dinheiro e recursos para no final as pessoas preferirem voltar ao lugar que tinham antes. quanto ao vencimento acho mesmo que até ao lavar dos cestos é vindima, no entanto o sonho comanda a vida, por isso... vão sonhando :)
Alguém conheçe, de facto, algum inspector que tenha entrado através de um curso semelhante ? Tenho curiosidade em saber se o curso será só teoria ou se terá alguma prática, pois pela legislação dos estágios a mesma, para além de estabelecer a duração do mesmo em 12 meses, o que acho que já todos sabemos que não irá corresponder à realidade, menciona tb que o estágio terá componente teórica e prática. Conheço inspectores do SEF que tiveram alguns meses em Lx para a componente prática e depois foram destacados para as suas áreas de residência para a parte prática, alguém faz ideia de como será o estágio neste aspecto ?
ResponderEliminarMesmo que só apareçam para estágio metade dos que obtiveram aprovação (falo dos 822), este será o maior estágio de IT que há memória, o que significa que o modelo pode variar dos anteriores. Mas, à partida, a parte teorica será ministrada por formadores em sala própria (ou auditório) durante algumas semanas. No que diz respeito à pratica, passará necessariamente por acompanhamento de inspectores seniores em diligencias externas e por inserção em equipas inspectivas.... ou criação de equipas especificas... aí já depende do que decidirem para este estágio, já aconteceu das duas formas.
EliminarBoa tarde.
ResponderEliminarGostava de esclarecer que o pagamento do FETé efetuado relativamente ao ano anterior, logo durante o 1º ano de estagio não se recebe.
O FET é só a partir do 1º ano... E as vagas são mesmo em Lisboa Setúbal e Santarém. A distribuição pelos outros distritos foi proposta mas não foi aprovada.
Eliminar17 vencimentos por ano???? Caros futuros colegas, não se enganem...os estagiários têm um vencimento liquido de cerca de 1000 euros e no 1º ano de estágio não recebem FET.
ResponderEliminaré bom, mas apenas após o estágio é que se ascende àquele valor!!!
ResponderEliminarCR
Colegas fiquei mto feliz ao saber pelo blog que também existem vagas para o Norte do país e com sorte também hão-de existir para o Sul.
ResponderEliminarContinuam colegas a dizer que não podemos optar pelo vencimento de origem, liguem para os RH e tirem as dúvidas, já que não acreditam em nós.
Vamos ter que aguardar com paciência...tudo vai correr bem, vão ver!!!
Temos um trabalho árduo à nossa frente, mas vamos ser fortes e conseguir...
Boa sorte a todos e um feliz 2014!!!
Hoje termina o prazo de reclamações. E agora esperamos quanto tempo?
ResponderEliminarAcho que os candidatos devem frequentar o estágio. A formação é importante para o curriculum... tendo em conta que o futuro será por sair deste país
ResponderEliminarNão concorreu ou não ficou aprovado na prova de conhecimentos?
EliminarConcorri, fiz a prova por descargo de consciência sem o mínimo de estudo e passei. Mas, pelo motivo de residir no norte não pretendo trabalhar em Lisboa até à reforma para ganhar – euros/ano e + anos/reforma, simplesmente para pagar as contas mensais. No estrangeiro você paga as contas e fica com dinheiro para comprar bens supérfluos e outros.
EliminarAlguém tem alguma informação acerca do processo de análise das reclamações e o tempo que se espera que demore até sair nova lista final?
ResponderEliminarColegas, vamos aguardar com paciência...vamos ter calma...pelas informações que vamos tendo uns com os outros parece que vai haver vagas de estágio para muitas cidades e isso é muito bom, eu sei que os RH não nos adiantam nada...e não existem certezas de nada, mas ainda não pagamos impostos por sonhar com uma vida melhor e sonharmos em ficar perto da nossa familia...se não ficarmos logo iremos decidir a nossa vida...tudo correrá bem, vamos pensar positivo...temos que abraçar novos projetos e agarrarmos os" bois pelos cornos"frase tipica do Ribatejo e como sou ribatejana de gema, sempre os agarrei e vou continuar, nada me assusta, só tenho que pensar que vou conseguir...não estou virada para pessimismos...a única coisa que me poderá assustar na vida é a falta de saúde...e viva a frase brasileira que diz"saúde e paz, o resto agente corre atrás"
ResponderEliminarBoas pessoal. Alguem tem novidades?
ResponderEliminarQual o procedimento a efetuar perante a entidade onde exercemos funções atualmente?
ResponderEliminarCumprimentos
Só é preciso avisar quando o concurso terminar. Depois eles fazem uma festa porque podem meter pessoal sem concurso para substituir. Vai haver 1000 novos funcionários a termo certo indeterminado.
Eliminarsoube (de fonte não segura) que algum pessoal da administração local, após recorrer, acabou por ser admitido a concurso (ainda antes dos exames). alguém me pode confirmar isso?
ResponderEliminarConfirmo, conheco um caso em que aconteceu, o candidato era de uma escola,ou seja, pertencia ao quadro da Câmara, e após recurso foi admitido as provas e passou :). Mas em relação ás escolas a situação é diferente, pois, todos os meses as verbas para vencimentos do pessoal não docente, são transferidas do Min. da Educação para as AL.
EliminarSim é verdade mas isso já foi discutido a algum tempo.
EliminarAcho que não é bem assim. Pois eu pertenço a uma AL e reclamei, recorri e continuei excluída com base na proveniência da AL
Eliminarfoi discutido onde? Eu gostava de saber como proceder...estou numa situação idêntica. obrigado
EliminarSim, há um post do mês de Junho (http://inspectortributario.blogspot.pt/2013/06/divulgacao-do-projeto-de-lista-de.html) quando sairam as lista de exclusão e admissão ao concurso, onde nos comentários algumas pessoas informam como será possível conseguir um diferimento no recurso. Mas eu gostava que alguém por aqui me soubesse dizer se na verdade houve sucesso nesses recursos? estou numa condição semelhante e gostaria de avançar também para o recurso, mas nesta altura julgo que só em tribunal.
EliminarEu passei na prova (Ref B) e estou admitido no projecto de lista, embora apareça já no fim (algures entre os 10 ultimos). Isto quer dizer que, caso a lista definitiva venha a ser igual ou semelhante, entro mas não vou ter muita hipotese de escolha quanto ao local do estágio. Assim sendo, volto a insistir:
ResponderEliminarPara informática,
Alguém sabe quais os locais de estágio? Será possível a permuta?
Quanto à data de publicação da lista definitiva e subsequente inicio do estágio: alguém sabe alguma coisa?
Não basta passar são só 80 lugares para a informática senão fizer parte dos 80 é excluído. Eu também passei mas estou fora dos 80 lugares logo não acredito que vá desistir alguém.
Eliminarclarifico: passei e estou entre o 70º e 80º.
EliminarAcredito que como em qualquer concurso público os que passaram no exame mesmo estando para cima da posição 80 são considerados suplentes no caso de de desistência de alguém que esteja até à posição 80.
EliminarAs vagas de informática serão só para Lisboa !!!
EliminarOs estagiários do curso anterior de Direito receberam FET durante o estágio.
ResponderEliminarTambém ainda s ainda não analizaram os processos pode existir pessoas sem a licenciatura adquada ou mesmo sem ela e sem vinculo entre outras situações , depois a nível dos processoa pesoais ainda deve dar um pouco de trabalho aos recursos humanos
Estimados alguém tem novidades? Enviei um e-mail para os recursos humanos com algumas perguntar, sobretudo acerca de datas, mas ainda não obtive resposta.
ResponderEliminarEnviei ontem um email aos RH e hoje recebi a seguinte resposta:
ResponderEliminar"Cara candidata
Em resposta à questão colocada e considerando a legislação que rege estes concursos, sou a informar que terminou no dia 07/01/2014 o prazo para audiência dos interessados.
Após a apreciação das reclamações apresentadas ocorrerá a publicação da lista de classificação final homologada , da qual corre prazo, nos termos da Lei , para interposição de recurso hierárquico .
Terminados os procedimentos relativos aos recursos dar-se-á inicio formalização das candidaturas (entrega de documentos), assinatura do contrato e consequente inicio de Estágio, pelo que neste momento ainda não temos previsão nem para os locais de estágio para o seu inicio.
Com os meus melhores cumprimentos"
Esta info é fidedigna e não sei como é possível haver outro tipo de informações que não deste género...
Pois, recebi exatamente a mesma resposta...
EliminarEstimados colegas,
EliminarDurante contato telefónico os esclarecimentos obtidos resultaram exatamente no mesmo teor da sua resposta por email.
Mesmo que soubessem de alguma informação adicional não creio que seria prudente divulgarem, porque é suscetível de ser alterada nesta fase.
Teremos de aguardar pacientemente até que haja novidades "oficiais".
Subscrevo ainda opiniões de que será algo moroso o processo de análise das reclamações (e posteriormente eventuais recursos hierárquicos).
Qualquer outra informação nesta fase (leia-se até saírem os resultados definitivos) creio que se deve interpretar como pura especulação.
Aguardemos...
Então malta. Alguem reclamou ou sabe se existiram muitas reclamações? Está toda a gente á espera de novidades. Contactei os rh e responderam rápidamente, mas fiquei com a ideia q isto ainda vai demorar, mesmo considerando q é um assunto prioritário para o governo
ResponderEliminarEi pessoal!!!! Está tudo "adormecido" ou quê? Ninguém tem nada para dizer, para além de 'lugares comuns'? Ninguém tem novidades, por mais ínfimas que sejam e, já agora, que interessem?
ResponderEliminarEste blogue também pode ser uma troca de experiências.
Eu, por exemplo, já fiz um 'estudo' exaustivo da proveniência dos candidatos aprovados. A maioria são TATA 3 e constato que há muita malta pertencente à AT que não está colocada no seu serviço de origem. Alguém que explique porquê...
Daí que se fale que fale à boca cheia que há interesse de certos sectores em que os estágios sejam feitos nos serviços actuais dos candidatos. Pudera!!!
Informaram-me que há cerca de 100 reclamações e que foram enivadas ao Jurí. Resta esperar que as agendas permitam ao jurí reunir para analisar as reclamações. Mas deve demorar bastante. Se houver pressa se calhar 2 meses chega, se a pressa não fôr assim tanta...
ResponderEliminarQuem o/a informou disso não falou nas datas previstas?
EliminarAlguém sabe das colocações? Para quando o inicio do estágio?
ResponderEliminarOs de Direito demoraram cerca de 2 meses de meio a analisar as reclamações, das duas vezes que o tiveram de fazer
ResponderEliminarSerá que vai ser igual. Se assim for so lá para Julho, e tivemos nós a limpar a secretária para nada :)
Lá se vai a entrada no inicio do ano tal como estava previsto na proposta do OE.
Face à informação de que dispomos hoje também sou da opinião de que o estágio não deverá iniciar antes de Abril ou Março numa versão demasiado optimista. Até lá vamos contrariando a ansiedade com a leitura destes posts (a mim tem-me ajudado bastante este blog). Outra sugestão (mesmo para mim) é começar a apontar as agulhas para esta nova "área de trabalho".
EliminarFui conferir o período de análise das reclamações (+/-125) do concurso anterior: período que medeia a divulgação das notas da prova do resultado da análise às reclamações – do mês 6 ao mês 9 (meses de tendência a marcação de férias) e o segundo período em que houve análise das reclamações (+/-50) – mês 9 ao mês 11 (quase 2 meses). Considerando o melhor cenário (o de 2 meses) e aplicando ao nosso concurso daria 20 fev. e o pior dos cenários (3 meses) daria meados de março. Com mais uns pós (2 semanas) para envio dos comprovativos e concorrer ao local de estágio… Consigo um resultado mais positivo que julho, que confesso, me assustou um bocado. Embora todos os cenários sejam possíveis…
EliminarDa classificação final após as reclamações ainda haverá hipótese de Recurso Hierárquico para o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais !!! Mais outras semaninhas de espera adicionais ...
EliminarE vagas para Faro, será que vão haver???
ResponderEliminarInformação sobre as vagas que me chegou off the record:
ResponderEliminarLisboa (serviços Centrais) 300
Lisboa DIR FIN 200
Porto 150
Setúbal 50
Coimbra 50
Braga 50
Santarem 50
Viseu 10
Aveiro 10
Évora 10
Açores 10
Madeira 10
Agora é só esperar pela lista final e escolher o mais próximo possível de casa. Boa sorte.
Pelo total de vagas que referiu deduso que apenas se referem à Ref. A - Economia.
EliminarAguém tem informação sobre as vagas para a Ref. B - Informática?
Oxalá a sua informação se confirme. Obrg.
EliminarPor acaso quem passou essa informação não sabe para quando está previsto o início do estágio?
EliminarBoa malha!! Espero que não haja muita malta para o Norte........se não estou frito!!! Boa sorte para todos!!
EliminarCR
Isto é credível? Com todo o respeito pelo senhor que publicou!
EliminarE para a área de informática, alguém sabe onde serão as vagas?
ResponderEliminarObrigado pela partilha.
ResponderEliminarTem alguma informação adicional relativamente às restantes 100 vagas (Informática e Estatística)?
Cumprimentos.
A ser verdade esta informação, e espero que não, mais uma vez se prova que o País termina em Lisboa... Espero porém que a informação não seja 100% correcta, senão lá vão desistir mais uns quantos de Marrokos !
ResponderEliminarAntes de mais, muito obrigado por partilhares essa informação! Segundo as contas que fiz, estão aí 900 vagas. Posso assumir que essas vagas serão as dirigidas ao concurso A (que eram para 900 vagas)? Não sabes mais nada sobre a distribuição das restantes 100 vagas (80 do concurso B e 20 do concurso C)?
ResponderEliminarMais uma vez, muito obrigado!
Como serão preenchidas as 1000 vagas? Pela lista provisória de classificação da prova não existe o n.° suficiente de admitidos. Acrescentando os casos dos candidatos admitidos sem vínculo à fp e algumas possiveis desistências, o n.° de vagas efetivamente a ocupar ficará mt aquém, além do aviso de abertura do concurso dizer que este só se extingue após o preenchimento de todas as vagas ... não entendo...
ResponderEliminarPor acaso não sabe, off the record, se os jurados já reuniram?
ResponderEliminarBom dia
ResponderEliminarAlguém saberá dizer se o período de férias conta ou não para o período de estágio. O que me parece é que todos terminaremos em simutâneo o estágio por isso é indiferente tirar férias agora ou já na nova categoria como inspetor tributário estagiário.
E sobre os locais para colocação dos 80 informáticos, alguem sabe alguma coisa?
ResponderEliminarBom dia pessoal,
ResponderEliminarPelas contas comparativas com o processo de direito o juri já deve ter reunido (ou estar muito perto de o fazer). Entretanto depois disso falta a homologação do S.Estado e depois a devida publicação.
Estou a apontar para a ultima semana de Feveiro para sabermos novidades e parece-me que existem dois cenários: 1- Não existem erros nas perguntas, o processo avança e fica resolvido em Março. 2- Existem erros detetados nas perguntas, a lista tem de ser reformulada, e esperamos novo processo de reclamação e análise (+2/3 meses).
Até lá temos a vida profissional suspensa e de facto o stress é bastante, mas não nos resta alternativa que não seja aguardar pacientemente.
Até lá vamos escrevendo e lendo este blog que é o unico sitio onde se fala deste assunto.
Eu não tenho nenhuma informação que possa partilhar mas se alguém tiver seria de fato importante e ficavamos todos agradecidos
Cumprimentos a todos
E sobres as vagas para a categoria de informática, alguém sabe alguma informação?
ResponderEliminarGostaria saber se as gravidas ou as pessoas que se encontram em licença de maternidade tem prioridade...
ResponderEliminarPosso garantir que têm prioridade nos hipermercados, existe uma caixa prioritária para elas.
EliminarA formação teorica é obrigatóriamente feita em Lisboa? Alguém pode resonder?
ResponderEliminarTenho uma dúvida que considero pertinente, considerando a eventual deslocação (certa, ainda que possivelmente temporária, durante o período de estágio):
ResponderEliminarDurante o estágio, a formação prática, será complementada com a formação teórica (que serão seguramente alvo de avaliação).
Se alguém tem algum tipo de experiência, pode esclarecer como será distribuída a formação pelas duas vertentes (T e P)?
A formação teórica será realizada onde? No Centro de Formação da AT em LX? A prática será em LX ou poderá ser também num outro local?
Boa sorte a todos!
O regulamento de estágio para IT refere que existe uma formação teórica, em sala (se for como para os TATA será realizada a nível distrital) e sobre a qual incidirão as duas provas de conhecimentos que serão realizadas no decorrer do estágio e cuja média terá se ser positiva para ser admitido à prova final.
EliminarQuanto à formação prática será realizada nas direções mas poderá igualmente ser nas repartições de finanças da área onde for colocado.
Relativamente às vagas para informática, e tb informação off the record, a ideia é sermos integrados nas equipas de inspecção, em grupo de 4 a 5 elementos, distribuídos pelos diferentes serviços distritais.
ResponderEliminarNão obstante, o estágio, pelo menos numa parte, será feito em Lx
E vagas para o NORDESTE? Não há nada, nada nada?
ResponderEliminarBragança: X;
A abrir vagas para Braga, alguém sabe quantos candidatos estarão interessados (de Braga e arredores)? Ouvi que alguém já tem uma lista dos candidatos por residência...
ResponderEliminarEu estou interessada nas vagas para Braga e Porto, mas estou a 100 do fim da lista, não sei se terei alguma hipótese.
EliminarAs cartas enviadas a quem reclamou estão para sair. Agora já falta pouco.
ResponderEliminarDepois parece que vão publicar nova lista mas ainda não houve confirmação de datas. Até ao fim deste mês há novidades.
Recebi hoje resposta e anularam a questão que era diferente nas várias provas. O problema é que agora devem estar cerca de 1000 aprovados. O desempate é que ninguém ainda percebeu como o fizeram.
ResponderEliminarQual era a questão? Anularam ou vão considerá-la certa a todos?
EliminarCumprimentos
Boa tarde,
EliminarQual é a questão a que se refere?
Obrigado
Como é que sabe que aumentaram os aprovados? Qual é a questão? Isso significa que as listas finais estão para sair e existem incorreções, e isso parece que leva a novo periodo de reclamações...
EliminarSabe qual é a questão que foi anulada? Na versão C qual é o n.º da pergunta? Obrigada
EliminarAnularam uma pergunta?
EliminarO desempate é efetuado pela antiguidade na função pública.
Eliminarqual era essa questão que foi anulada? obrigada
EliminarBom dia,
EliminarQual é a prova a que se está a referir? e já agora qual é a questão?
Obrigado.
e que pergunta é essa? Eu ainda não recebi a resposta à minha reclamação!
EliminarPoderia confirmar se se trata da ref. A, versão D?
EliminarTendo sido anulada a questão, como procederam ao cálculo da classificação final?
De fato é incompreensível como é que podem ocorrer situações destas em concurso testa envergadura... Enfim esperemos pelas novidades.
Como recebeste essa resposta?
ResponderEliminarObrigado a todos pela partilha de informação relevante.
ResponderEliminarApós breve pesquisa na web relativa a eventuais novidades, pude constatar o seguinte:
No anterior concurso (Direito – 350 vagas) foi transmitido (dia 15/12/2011) aos admitidos a estágio a possibilidade de escolha dos locais entre 16/12/2011 e 20/12/2011 (exclusivamente online).
Foi também possível constatar que a assinatura do contrato ocorreu dia 30/12/2011, iniciando-se assim o período de estágio sendo que a assinatura ocorreu nos locais onde os candidatos foram colocados.
Pode-se, perante estes fatos, aferir que após publicação da lista definitiva (do nosso concurso), será relativamente célere a afetação dos colegas aos locais.
Fonte: http://inspeccaotributaria.blogspot.pt/ (descontinuado em detrimento do novo site da APIT).
Espero que haja novidades em breve essencialmente relativamente ao estágio, avaliação e respetivos locais.
Bom dia. As afirmações que se fazem neste blogue devem ser fundamentadas... e não vir para aqui dizer que ..."agora devem ser 1000 aprovados" !! Já li tanta asneira publicada neste blogue que nem merece comentário. Já sabemos que este é um periodo dificil para todos os aprovados, mas temos que ter alguma paciência. Certas informações, verdadeiras ou não, causam ainda mais ansiedade nos candidatos, portanto, peço que antes postarem algo, pensem duas vezes... que seja algo de verdade e util. Com esta me despeço: No final de dezembro falei com o Sr. Dr. Manuel Pinheiro, sobre o concurso e informou-me que a proxima fase seria a formalização de uma candidatura, por preferência distrital para efetivar o estágio. Aqui está uma informação fidedigna. Cumprimentos e boa sorte para todos.
ResponderEliminarQual foi a questão que anularam na referencia A?
ResponderEliminarSinceramente, custa-me a acreditar como é que pessoas de fora da AT têm mais informação do que os que trabalham no próprio edificio.
ResponderEliminarA informação está a ser tratada de forma extremamente sigilosa, por isso só posso presumir que se trata de pura especulação... E já agora, respondendo à questão anterior: o desempate é sempre feito da mesma forma: 1º antiguidade da função pública, 2º pertencer à AT, 3º idade.
Resposta a sua reclamação?
ResponderEliminarDe que questão fala? e de que prova?
Como sabe que agora são 1000 aprovados? nesse caso são os 822+178 (incluidos com as reclamações?
Bom Dia
ResponderEliminarPodem dizer-me qual a questão que anularam ?