sábado, 3 de outubro de 2009

Europa cria um novo imposto


A União Europeia está a ponderar a introdução de um imposto europeu sobre as emissões de dióxido de carbono, a incidir sobre os meios de transporte. Suécia, Dinamarca e Finlândia já o têm desde o início dos anos 90, a França acaba de o introduzir e a vizinha Espanha prepara a adopção de um "incentivo negativo" para o sector do transporte.


Portugal, segundo fonte diplomática, "espera para ver", mas com a degradação das finanças públicas e a necessidade de financiar medidas para combater o aquecimento global, dentro e além fronteiras, a pressão neste sentido, vaticina a presidência da UE, vai continuar a aumentar. Ao Diário Económico, fonte oficial do Ministério das Finanças explicou que "Portugal tem uma perspectiva transversal quanto a este tipo de imposto". Lembrando que a preocupação ambientar já está incorporada em diversos impostos já existentes, lembrou que "somos um dos países mais avançados da OCDE em matéria de tributação ambiental". O quadro fiscal português tem vários elementos ‘verdes' - por exemplo, no Imposto

Sobre Veículos, Imposto Sobre Produtos petrolíferos e o Imposto Único de Circulação - mas o Executivo "ainda não tem uma posição pública e definitiva", apurou o DE.


FONTE:
Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário