domingo, 15 de novembro de 2009

Colocação do ITE – Vagas disponibilizadas

Cresce o desagrado e o desencanto dos Inspectores Tributários Estagiários (ITE), agora o pomo da discórdia é a frustração de expectativas quanto às vagas disponibilizadas:

"Ex.mos srs,
Sou um dos eternos estagiários da casa, em vias de colocação final no mínimo a mais de 200 Km de casa.
Venho por este meio solicitar o apoio jurídico, na qualidade de sócio do STI, e, após uma prévia indagação pelo sindicato no caso de existirem coligantes suficientes, para avançar com um processo administrativo em massa, contra as vagas que nos foram disponibilizadas.
O argumento para a impugnação ou acção de reconhecimento de um direito parece-me bastante sólido, as vagas nos concursos para a função pública definem-se ab inicio com possíveis alterações de aposentação ou movimentos de transferência de pessoas da mesma categoria/carreira.
Assim como é legítimo e aconteceu, no início do estágio foram disponibilizadas vagas que existiam na carreira da Inspecção nas diversas DF´s, criando uma legítima expectativa que no final do concurso as vagas seriam aproximadamente idênticas apenas com as alterações anteriormente mencionadas. No entanto o que aconteceu foi que a meio do nosso estágio os Técnicos economistas, que não pertenciam ao GAT aquando do início do nosso estágio, transitaram para a carreira da Inspecção T. vindo a ocupar as vagas que legitimamente eram para nós. Não haveria problema e não estaríamos contra a situação, se as vagas por eles ocupadas fossem a acrescer às existentes.
Assim as vagas que de justiça nos deveriam ser disponibilizadas agora, seriam as que resultassem do cômputo das existentes na altura do início do nosso estágio acrescidas ou diminuídas da variação resultante dos movimentos de transferência e das aposentações, excluindo assim as vagas injustamente ocupadas pelos T. economistas.
É de referir e salientar que a legítima expectativa que nos foi criada dura há quase três longos anos e que ao longo deste longo período a vida das pessoas não parou, as famílias aumentaram e consequentemente aumentou a dificuldade na mudança.
Aguardo com brevidade o resultado da vossa indagação pelos restantes colegas sobre o interesse de prosseguir com respectiva acção administrativa.
Atentamente,"

Enviado por:
O inspector (cada vez mais) confuso

5 comentários:

  1. legítima expectativa!!

    Legitima expectativa foi na abertura de concurso constar 1 ano, que para mim se traduz em 12 meses, período pelo qual eu, como muitos dos nossos colegas, se dispôs mudar de local de trabalho e até casa (pessoalmente estou a mais de 150km da minha casa), a receber menos, a gastar muito mais, e que devido ao egocentrismo de muitos dos nossos colegas, estamos nisto há quase 3 anos.



    E agora, que se vislumbra a luz no fundo do túnel, querem prolongar mais e mais esta novela.



    Eu vou interpor uma acção mas é contra estes colegas que lograram as minhas expectativas!



    Eu também não vou ficar colocada na minha cidade, vou ficar a 200km. Agora cabe-me a mim decidir se quero ou não. Eu quero, é isto ou o desemprego. Vocês podem voltar para o vosso lugar de TATA, já que não se querem deslocar.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que as vagas agora disponibilizadas em nada seguem a proporção das disponibilizadas para o estagio. Mas não deixa de ser verdade tb, que o aviso de concurso referia o estágio de um ano..

    Casa em que falta o pão...

    Qt a ser “ isto ou o desemprego”, o concurso não era interno?!

    ResponderEliminar
  3. Dado que já passaram duas semanas desde o fim do prazo para a candidatura às vagas e ainda não há colocações, pergunto a alguns colegas, quais de nós serão aqueles que ESTÃO AGORA A PROTELAR A SAÍDA DA LISTA DE COLOCAÇÕES!!!!! E A LOGRAR EXPECTATIVAS....já agora, para além do já mítico mail "...se não queres, deixa na beira do prato..." de Julho de 2008, temos agora, a coberto do anonimato e de "fontes fidedignas" a informação de que " se não fores não voltas à origem.....".
    QUAIS SERÃO OS COLEGAS QUE ESTARÃO POR TRÁS DESTAS TENTATIVAS IGNÓBEIS DE CONDICIONAR AS DECISÕES DE PESSOAS QUE, PARA ALÉM DE ENGANADAS, SE VÊM AGORA QUASE CHANTAGEADAS?
    Está na altura de abrir os olhos E, EM VEZ DE ATACAR COLEGAS QUE SOFREM OS MESMOS PROBLEMAS, perceber quem realmente serão os responsáveis pela casa que tratam este estágio como um objecto....(para alguns quase abjecto)....e pedir responsabilidades e iniciativas sérias àqueles que têm como principal dever e responsabilidade defender os interesses dos funcionários da DGCI....que não seja apresentar requerimentos inúteis e bacocos com o único propósito de calar os inúmeros protestos que têm recebido, através da falsa ideia de que se está a fazer alguma coisa...sendo a realidade bem diferente

    ResponderEliminar
  4. Este estágio revelou toda a incompetência, falta de respeito e total arrogância de quem deveria zelar pelos recursos humanos desta organização. Receber assim os colegas é mostrar nenhum respeito pela organização onde se trabalha.
    Pena que o Director continue cego surdo e mudo.

    ResponderEliminar
  5. Tenho colegas que apesar de terem preenchido o pedido de colocação irão regressar ao local de origem porque não conseguem manter duas casas e deixar os filhos pequenos.
    São opções que cada um faz em consciência com base na informação agora disponibilizada. Esperemos que depois de tomada a decisão não aparecam as comissões de serviços sem critérios objectivos, desrespeitando os outros e arrumando com toda e qualquer ideia romântica de que o mérito compensa.

    ResponderEliminar