sexta-feira, 26 de março de 2010

Recrutamento de 350 Inspectores

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) irá proceder, brevemente, à abertura de um concurso externo para o reforço dos meios humanos na carreira de inspecção tributária, exclusivamente para licenciados em Direito, visando a ocupação de 350 postos de trabalho.

Após publicação em Diário da República do Aviso de Abertura do concurso, irá ser disponibilizado na Internet um requerimento de candidatura electrónica (o endereço electrónico constará do respectivo Aviso).
Para o efeito, é indispensável possuir a “senha de acesso às declarações electrónicas”.
Os interessados que ainda não possuam a referida senha, deverão solicitá-la, desde já, no Portal das Finanças – www.portaldasfinancas.gov.pt, opção " Novo Utilizador ".
DSGRH, 15 de Março de 2010

20 comentários:

  1. Como poderei saber quando vai ser publicado no Diário da República, o Aviso de Abertura do concurso?

    ResponderEliminar
  2. E não sabe para quando a publicação no D.R.?

    ResponderEliminar
  3. E se fosse possivel dar-me o seu e-mail (para lhe enviar uma comunicação), muito agradecia.

    ResponderEliminar
  4. Inspectores Tributários Licenciados em Direito, para quê?
    Será que os afilhados "doutores" licenciados em direito já não têm saída no mercado de trabalho?
    Acredito que façam falta licenciados em Direito nas Equipas de Inspecção, mas para dar apoio, não para inspeccionarem.
    Para acções de inspecção, fazem falta licenciados em auditoria, contabilidade, gestão, economia e afins.
    A continuar assim, vamos ter inspectores bem falantes e e sem falhas nos argumentos juridico-legais, mas que não sabem distinguir uma Nota de Débito de uma Nota de Crédito.
    Isto é o que eu penso, MAS...

    ResponderEliminar
  5. Alguém sabe mais alguma coisa acerca deste concurso? Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais peço desculpa por andar afastado, mas agora com o filhote de 2 meses não sobra tempo para nada.

    Sobre os comentários:

    Todos não somos demais sejamos licenciados em Direito ou em Contabilidade/Gestão devemos é estar na funções mais adequadas à nossa formação e/ou conhecimentos, caso contrario maior terá de ser o esforço do trabalhador.

    Eu por exemplo sou licenciado em Gestão de Empresas com uma pós graduação em "Corporate Finance e Inovação Financeira" (coisa fina) e neste momento estou na àrea de auditoria informática.
    A formação base é um ponto de partida nunca um ponto de chegada.
    Quanto a saber quando se iniciará o concurso é estar atento, um site que poderá ajudar é https://www.bep.gov.pt.
    Quanto ao email é só clicar em cima do nome do auto (lcfpmc@gmail.com)

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa mas tenho que responder ao sr. "anónimo".
    Os Licenciados em Direito andam 5 anos a estudar feitos doidos, sim pq não à curso que se compare a imensidão bibliográfica que nós temos para estudar, e dp vem para o desemprego, ou aceitam empregos menores, pq passam a vida a ouvir que não querem licenciados em Direito, e que o mercado está cheio deles, etc.Nós somos profissionais completos, os conhecimentos que o nosso curso nos dá , abrange um amplo leque de conhecimentos, cabemos em qq profissão e lugar!

    ResponderEliminar
  8. Este concurso é muito importante para Portugal. Cada inspector tributário dá a ganhar ao Estado 15.000 euros por dia. Vamos ajudar a combater o défice, a fraude fiscal e a economia paralela. Por outro lado, os actos de investigação criminal requerem uma inspecção tributária cada vez mais especializada onde os licenciados em direito desempenham um papel fundamental pelos seus conhecimentos específicos e especializados.

    ResponderEliminar
  9. "Os Licenciados em Direito andam 5 anos a estudar feitos doidos, sim pq não à curso que se compare a imensidão bibliográfica que nós temos para estudar..." - realmente é bem verdade e isto só faz com que esses mesmos licenciados tenham muita teoria, mas na prática... Enfim...há casos e casos...
    No entanto, não exageremos...podem até ser assim tão bons mas, daí a caberem em qualquer profissão e lugar vai uma grande distância...por vezes, acho que se julgam demais!!

    ResponderEliminar
  10. "Os Licenciados em Direito andam 5 anos a estudar feitos doidos, sim pq não à curso que se compare a imensidão bibliográfica que nós temos para estudar..." - É pena que tanta imensidão bibliográfica durante 5 anos de estudo não tenha sido suficiente para aprender que não se escreve "à" mas "há"... De resto, os juristas são tão completos e cabem tanto em qualquer profissão que até poderiam ser engenheiros, médicos, etc., por isso, por que não auditores tributários? É do conhecimento geral que eles até são geralmente bons em números...

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,
    Alguém sabe de que tipo são as provas escritas que se irão realizar?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Olá muito boa tarde a todos,
    Agradecia que me dissessem se já publicaram a lista (penso que não pq tb existem prazos a cumprir e pela procura que fiz não encontrei nada, mas...) e onde poderei ver os candidatos admitidos e excluídos.E já agora como serão este tipo de provas escritas - de resposta rápida, múltipla, etc?
    Muito Obrigada.
    E boa sorte...que bem precisamos!!

    ResponderEliminar
  13. O Sr. que diz que os licenciados em direito não sabem distinguir uma nota de crédito de uma nota de débito deve pensar que são todos "inteligentes" como ele. Para quê licenciados em direito? Porque se trata de funções que vão lidar com códigos e com o processo contra-ordenacional. Depois, há licenciados em direito que o são também nas outras áreas que refere. Para dizer o que disse mais valia estar caladinho.

    ResponderEliminar
  14. Peço, desde já, as minhas desculpas...mas ainda não me adaptei ao novo Acordo Ortográfico, e daí haver alguns erros na minha exposição...
    Como, certamente, V. Ex.ªs terão conhecimento, foi publicada uma lista a semana passada contendo o projecto de candidatos excluídos... mas, uma vez que sou lic. em Direito, e não tenho formação em auditoria e afins (e, sim, sei distinguir uma nota de crédito de uma nota de débito, e imagine-se, sei perfeitamente a distinção entre uma factura e um recibo!) questiono qual o motivo de tanta rispidez (utilizando o eufemismo, obviamente) por causa da abertura do concurso para licenciados em Direito?
    Ou o "Anónimo" que acima proferiu o comentário não preencheu um dos requisitos essenciais do concurso (saber-se lá qual?), ou, como bem reconhece a importância da matemática hodiernamente, por outro lado, desconhece a importância do direito, designadamente as garantias dos contribuintes face à administração tributária.
    Votos de umas excelentes férias!

    P.S. Uma vez que sou lic. em Direito (pré-Bolonha), e concorri ao concurso, não estou no projecto de exclusões (como referi, sou lic. em Direito e não em Auditoria), as minhas férias estão a servir para relembrar conhecimentos de Direito Fiscal e confrontá-los com a prática!

    ResponderEliminar
  15. Acho que a discussão relativa aos licenciados em direito (ou não) não faz lá muito sentido. Li o aviso de publicitação do concurso e o requisito, entre outros, é ser detentor de licenciatura em direito. Se quem põe em causa a licenciatura se der ao trabalho de ver o plano curricular da mesma, especialmente se for pré-bolonha, conseguirá ver lá conteúdos de muitas licenciaturas que para aí andam, desde Administração Pública a Recursos Humanos.
    Disseram-me uma vez que a licenciatura em direito era uma licença para aprender e é verdade. Como formação de base julgo que não haverá nenhuma mais completa cabendo depois a cada um dos titulares enveredar pela área pela qual sinta mais apetência pois desenganem-se aqueles que ainda acham que os juristas podem, no mundo de hoje, ser generalistas.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia a todos!!

    Sabem para qd é o exame?


    Anónimo

    ResponderEliminar
  17. boa noite!!

    Infelizmente deparei-me com uma noticia no correio da manha que me deixou preocupado. a noticia era de que os concursos tinham sido todos cancelados por causa do plano de austeridade. Alguem sabe alguma coisa em concreto... se fechou ou nao...

    obrigado

    ResponderEliminar
  18. Boa Noite "Anónimo"

    Ouvi dizer que tal anulação não abrange o recrutamento de técnicos superiores. O concurso da Seg Social, por ex., vai prosseguir, já tem data marcada para o exame escrito.

    ResponderEliminar
  19. Já saíu no DR, a publicação do novo juri. Deve estar a sair a data do exame.

    ResponderEliminar