quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Concurso interno Inspetores Tributários - Admissão a período experimental

Admissão a período experimental para constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado na categoria de inspetor tributário



Comentário:
Desejando boa sorte a todos, espero que as vagas após o estágio sejam similares às que agora abrem.

181 comentários:

  1. Alguém me sabe dizer os endereços dos SC Lisboa e DF Lisboa? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contactos dos serviços:
      http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/contactos_servicos/enderecos_contactos/

      Eliminar
  2. Podem ser similares no fim. Não se esqueçam é que com o movimento extraordinário, cerca de 100 a 150 vagas a norte do país serão para pessoal dos estágios anteriores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Já não me vou candidatar pq posso nao ficar no norte

      Eliminar
    2. É errado pensar assim, pois pode sair num local de acesso a transporte publico, mesmo que seja a norte

      Eliminar
  3. Bom dia,

    Alguém sabe dizer qual a diferença de funções entre as DF e as Alfandegas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lei orgânica da ex DGAIEC esta disponível na pagina da intranet

      Eliminar
  4. Esclarecimentos dos RH a questões colocadas:
    1. O Programa de Estágio foi aprovado por despacho de Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais publicado na 2ª série do D.R. nº 17, de 25/01/2005, alterado pelo despacho publicado no D.R. 2ª série nº 137 de 19/07/2005 (esta informação consta do Aviso de abertura do concurso).
    2. O programa de estágio é o mesmo para todos os ITE independentemente das habilitações académicas ou local de estágio.
    3. O conteúdo funcional de IT é um conteúdo genérico, não havendo especificidade por área funcional em razão das habilitações académicas. No entanto este conteúdo funcional terá sempre de ser adaptado às competências dos serviços onde os candidatos exercerão funções.
    4. A afetação dos candidatos aos serviços onde ficarem colocados na sequência do processo de colocação que irá iniciar-se em 20/10/2014, será efetuada pelos respetivos dirigentes, cabendo a estes a definição dos critérios gestionários que melhor entendam servir as necessidades das suas unidades orgânicas.
    5. Os estagiários não ocupam vagas no mapa de pessoal, pelo que os lugares agora disponibilizados correspondem a necessidades dos serviços, as quais poderão não coincidir com vagas reais do mapa de pessoal quando for feita a colocação definitiva na categoria de IT nível 1, face a alterações que possam entretanto ocorrer, como aposentações, movimentos internos de transferências de trabalhadores, etc.
    6. Após ser homologada a classificação final de estágio inicia-se novo processo de colocação definitiva no mapa de pessoal da AT na categoria de IT nível 1, nas vagas que existiram nessa data, a qual terá como único critério de colocação a ordenação do candidato na lista de classificação final de estágio.

    ResponderEliminar
  5. E agora quem for de lisboa e se candidatar aos sc pode ir parar ao porto? Alguem sabe quantas vagas dos sc existem no porto? E de q forma funciona? Sou dos primeiros da lista mas pelos vistos posso ser colocado no porto!!!!

    ResponderEliminar
  6. Alguém sabe dizer quantos candidatos estão a concorrer para a zona norte (?)

    ResponderEliminar
  7. Alguém sabe dizer quantos candidatos existem para a zona norte (?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cerca de 550 (não vai chegar para todos....) mas deve haver cerca de 100 a 150 desistências

      Eliminar
  8. E o aditamento ao e-mail do dia 16/10, que dizem?
    Vamos concorrer para os Serviços Centrais que tem 180 vagas no total em que diz distrito de Lisboa, mas algumas vagas são para o Porto. E como é que eles sabem que eu quero 1 vaga no Porto (no DON)???

    ResponderEliminar
  9. A diferença entre as DF e as Alfandegas é que quem for colocado nas Alfandegas esta a ser colocado para ser carne para canhao. nas Alfandegas NÂO EXISTE "TRABALHO" TRIBUTARIO. Nas Alfandegas existe trabalho ADUANEIRO, e não venha nenhuma alma esperta dizer que tb se cobra IVA nas Alfandegas, é verdade que sim mas é irrisorio. Quem for colocado nas Alfandegas esta a ser colocado ilegalmente(o aviso de abertura do concurso especifica DF) e esta a caminho certo de chumbar no concurso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho qualquer dúvida em relação a esse respeito. Quem for colocado nas alfândegas parte em desvantagem até porque vai trabalhar para a estrada para fiscalizar mercadorias (Combustíveis, Álcool e pouco mais). Aliás foi-me informado que numa direção de finanças foram apanhados de surpresa e nem queriam receber ninguém para as Alfândegas). Eu vou excluir a hipótese alfândegas para este estágio. Se abrirem depois vagas finais para as alfândegas aí vou ponderar... Boa sorte para todos.





      Eliminar
    2. Apesar de querer ficar em Braga ou no Porto também vou evitar a colocação nas Alfândegas. O trabalho aí não prepara minimamente para os exames. è capaz de ser interessante mas passa completamente ao lado das matérias tributárias.

      Eliminar
    3. Não sei se é candidato seleccionado, mas se for respondo-lhe com a minha modesta opinião sobre o assunto, pois sou aduaneira, nas Alfandegas existe trabalho para inspectores tributários e aduaneiros, assim como existe trabalho na área de fiscalização da competência de técnicos.
      Mas numa coisa estou de acordo consigo, quem for estagiar para as alfandegas, vão ser carne para canhão, pois os técnicos não concorreram porque simplesmente não quiseram sair da sua área de conforto, porque quer queiram quer não o que conta é a nota para reivindicar a posição na selecção dos lugares

      Eliminar
    4. Trabalhei como técnico estagiário nas alfandegas durante um ano e considero que não só existe trabalho para inspector como estive com pessoas que dominavam não só a área aduaneira, bem como a área tributária. Não tenho dúvidas que desenvolviam actividades de inspecção, se existe categoria equiparável à de IT não sei. Não tenho nada a dizer ao nível da aprendizagem durante esse ano e penso que as pessoas falam por "medo" de uma área que desconhecem (tal como eu desconhecia antes desse estágio). Penso que a nota das provas irá depender mais de factores específicos do candidato e não do local de estágio mas isso é algo que só perante o teor das provas se poderá perceber.

      Eliminar
  10. O anónimo de 17/10/2014 09:28 .... Voçe entrou mesmo neste concurso ? é que se não sabe isso, pelo menos deveria de ter a "inteligência" de pesquisar na NET.... Há com cada Pergunta que nem sequer merece resposta. Já agora se entrou mesmo neste concurso DUVIDO mesmo que passe o ESTÁGIO... aconcelho mesmo a FICAR MAS é onde está..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O anónimo de 17/10/2014 09:28 tem a mesma dúvida que eu. Ao que parece vossa Exª é conhecedor de toda a estrutura da AT. Ainda bem para si. Nem todos seremos e eu não sou de certeza. O mesmo excel que lhe apontam como ajuda não diz aquilo que ele quer saber. Em linha nenhuma se encontra "DF Lisboa" nem "SC Lisboa". Ainda bem que V. Exª tem tanta "inteligência" e tantas certezas. Eu, tenho muito mais dúvidas do que certezas, mas tenho a "inteligência" e a certeza de que "você" não leva cedilha, "pergunta" não é um substantivo próprio, "aconselho" não tem nada a ver com autarquias e quem devia ficar onde está é a maltinha cheia de soberba. Talvez V. Exª devesse beber um chá para acalmar os nervos. Não se esqueça que esse anónimo que maltrata agora pode vir a ser quem o ajuda no futuro. Estamos todos em situação de estagiários e a humildade de começar a ajudar o colega desde já não fica mal a ninguém.
      Ao que parece, para si é mais fácil colocar as capacidades dos outros em cheque sem sequer os conhecer do que prestar ajuda. Eu não DUVIDO que v. Exª passe o ESTÁGIO (assim em maiuculas deve entender melhor), mas tenho a certeza que não o quero a si com atitudes dessas ao pé de mim. Boa sorte.

      Eliminar
    2. O anónimo de 17/10/2014 09:28 sou eu e só tenho a dizer que se não é para ajudar, mais valia FICAR MAS é calado. De inteligentes está o mundo cheio. Tenha cuidado porque corre o risco de eu não só passar como ficar à sua frente no ESTÁGIO.

      Eliminar
    3. e então? perguntar aqui não é válido? Há com cada comentário que merece mesmo resposta.

      Eliminar
    4. Os telhados de vidro são extremamente F..tramados. Veja lá não seja um dos que não passa no estágio. Pelo menos, o Anónimo ao qual respondeu tem algo que eu admiro muito, que "quando não se sabe, pergunta-se". Se puder fazer a pesquisa, ainda melhor, mas muitas vezes a pesquisa demora mais do que perguntar a quem sabe, e como muitas pessoas sabem, Tempo é Dinheiro.
      Tenha calma e um pouco mais de tolerância.

      Eliminar
    5. Eu aconSelho-o a descobrir a tecla F7 no Word. Dizem que faz magia.

      Eliminar
  11. Há forma de recuperar a password de acesso ao estagio?

    ResponderEliminar
  12. Alguém vai escolher como opção Coimbra?

    ResponderEliminar
  13. Alguém sabe qual é o horário dos inspetores? 7 ou 8 horas diárias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os q conheço é de 10h dia

      Eliminar
    2. 7 ou 8 horas diárias? está otimista... o melhor é ir-se mentalizando..... 7 ou 8 horas, parece anedota né?

      Eliminar
    3. oficialmente 8 horas, na prática são noites a fazer relatórios...

      Eliminar
    4. 8 horas graças aos sindicatos... e ao governo.

      Eliminar
  14. Mais uma noticia sobre o nosso concurso saiu hoje:

    http://www.publico.pt/economia/noticia/lisboa-e-servicos-centrais-do-fisco-concentram-vagas-para-novos-inspectores-1673526

    ResponderEliminar
  15. Para os colocados na Referência B

    Como os Estágios serão para Lisboa para a maior parte do pessoal (incluido eu), Gostaria de saber de pessoal interessado em alugar um apartamento conjuntamente, de forma a reduzir os custos de Habitação.

    Também gostaria de saber onde se situam os Serviços Centrais para poder começar a pesquisar possiveis apartamentos na zona.

    Aos interessados podem contactar-me por e-mail.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, caso me calhe os Mouros conte comigo....

      A ver, vamos!

      Eliminar
    2. Se colocado, podes contar comigo, o meu e-mail: 1040932@isep.ipp.pt

      Eliminar
  16. Alguém sabe dizer se vai sair outra lista actualizada? Não vai sair outra lista com as exclusões de pessoas que não apresentaram os documentos corretos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que isso interessa nesta fase??? lol

      Eliminar
  17. Alguém vai escolher Aveiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso entre em Aveiro... estou a pensar ir viver para lá. quem quiser partilha casa..

      Eliminar
  18. Quem vai escolher Castelo Branco?

    ResponderEliminar
  19. Leiria, quem vai escolher?

    ResponderEliminar
  20. Quando saberemos os locais onde seremos colocados?

    i) Ao ser um processo electrónico, será possível extrair dados "fidedignos" com um nível de rapidez "rápida"!

    ii) Ou iremos "penar" até ao limite do "previsivelmente" novamente....

    OBS - Acredito mais na segunda opção (ii) do que na primeira(i)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que as colocações serão divulgadas rapidamente. Como é feito eletronicamente, como foi o caso dos exames, vai ser rápido, na 1ª semana de novembro isso já sabemos. (Acredito eu)

      Eliminar
    2. penar até 31/01, se o previsivelmente não alterar para o primeiro trimestre de 2015

      Eliminar
    3. Está previsto saírem as colocações até ao dia 15 de dezembro

      Eliminar
    4. 15 dez? Não ouvi nada nesse sentido. Mas esperemos q saia o mais rápido possivel. Será q os rh já têm alguma data prevista?

      Eliminar
    5. Existe alguma previsão dos RH acerca da data de informação da lista das colocações? Já alguém ligou para lá?

      Eliminar
  21. http://economico.sapo.pt/noticias/saida-de-trabalhadores-do-fisco-coloca-em-causa-cumprimento-de-metas_204696.html

    ResponderEliminar
  22. Para uma melhor compreensão das competências da AT sugiro a leitura da Portaria 320A-2011 de 30 de dezembro. As moradas dos SC e DFs estão disponíveis na página Web da AT.

    ResponderEliminar
  23. O ministério da justiça está a resolver questões de mobilidades em dias, coloquem o vosso CV na BEP em mobilidade e contactem o tribunal da residência, passados uns dias serão contactados. Porque é que a AT não faz o mesmo e recruta técnicos por mobilidade?

    ResponderEliminar
  24. Segundo ouvi dizer, só iremos saber das colocações mais para final de Novembro. quanto início do estágio começa PREVISIVELMENTE, em janeiro. (Esta palavra já me incomoda). segundo sei, há exclusões da lista que eles próprios têm dúvidas e receiam que algum candidato excluído, faça entrar alguma ação em tribunal e que possa ter efeitos suspensivos no concurso, espero que não e caso isso aconteça e invoquem o interesse público, pois já todos devíamos estar em funções a muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até a mim me incomoda

      Eliminar
    2. É possivel suspender o concurso com uma ação em trivunal nesta fase!?!? Algum jurista q possa ajudar na resposta

      Eliminar
    3. nos próximos anos não vou usar essa palavra

      Eliminar
  25. Boa noite,

    Desculpem estar a incomodar. Eu não tenho vinculo nenhum com a função publica poderei me candidatar? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que tu achas?

      Eliminar
    2. Esta aqui a gozar com candidatos?

      Eliminar
    3. Isto é uma corrida de longo curso.... Começou em Novembro de 2012!

      Eliminar
  26. Castelo Branco, quem vai escolher?

    ResponderEliminar
  27. Quem escolheu Faro? Espero bem conseguir uma das 25 vagas, senão a vida (familiar) vai tornar-se com certeza mais complicada...

    ResponderEliminar
  28. Gostaria de ver nesta página, comentários mais sensatos,gostaria de que houvesse mais ou menos uma perspectiva para onde dirigiram as suas preferências, a minha prioritária foi para Setúbal, a 2ª foi para DF de Lisboa incluindo as Alfandegas de Lisboa.
    Presentemente estou nos Açores na Alfandega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-me esclarecer uma dúvida? Quem ficar colocado nos Açores que tipo de apoio tem? O vencimento é o mesmo?

      Eliminar
    2. Exactamente igual, o publicado pelo DR

      Eliminar
  29. A partir de Agora os RH da At tem todas as condições para distribuírem os candidatos pelas vagas a que concorreram...pq esperar mais? a colocação é automática, assim todos poderiam começar a preparar as suas vidas... sim, porque todos temos vida própria, responsabilidades no serviço e trabalho precisa de ser passado aos colegas que nos irão substituir, bem como dar-lhes a formação adequada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e antes da responsabilidade do serviço existem muitos de nós que têm responsabilidades familiares com crianças que vão ver a vida a mudar com este processo

      Eliminar
    2. Concordo. Quanto mais cedo melhor para permitir o adequado planeamento não só da vida familiar, bem como da profissional.

      Eliminar
  30. Escolhi Lisboa, preciso de parceira para partilhar apartamento, prefiro dentro da cidade, pois o custo poupa-se nos transportes.
    tenho pesquisado e arranjam-se apartamentos em preço razoável.
    o meu mail maria.luz.dourado@at.gov.pt

    ResponderEliminar
  31. Respostas
    1. No dia 03-11-2014 obtive a seguinte resposta do RH sobre a lista de colocações: "Boa tarde

      Não há neste momento qualquer previsão sobre a divulgação da lista de colocações.



      Com os melhores cuprimentos




      Patrícia Godinho

      Técnica Superior"

      Eliminar
    2. braga em 2º lugar, primeiro porto, estou nos primeiros 150 por isso deve ser porto

      Eliminar
    3. Seguramente, nos melhores classificados, mais do que o número de vagas...

      Eliminar
    4. 85 no total? Braga e arredores? Não haverão vagas para todos :(

      Eliminar
    5. E agora. Será que já existe previsão para a divulgação das colocações?

      Eliminar
    6. exixtem mais pessoas da localidade do que as vagas no porto e braga, quanto ao resto os valores estão todos muito próximos, exceto lisboa claro

      Eliminar
  32. Penso que nesta página, poderiam colocar-se situações como as de partilhar habitação, se por exemplo um colega que tenha concorrido e seja colocado em Lisboa e precise de partilhar habitação pelo menos tenha um contacto, eu como concorrente para Lisboa se alguém for colocado em Lisboa e queira partilhar a habitação o meu endereço é ; maria.luz.dourado@at.gov.pt.
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. comunique com o autor do blog e peça para esse tópico ser criado, à semelhança de, por exemplo, o da bibliografia no inicio de todo este processo. Mas creio que depois das listas finais seria melhor, desse modo bastava a cada um indicar o local em que ficou colocado e o interesse em partilhar casa, juntamente com os contactos pessoais

      Eliminar
  33. Sgundo os rh informam as colocações final do mês ou inicio de dezembro. Esperemos q pelo menis digam a data de assinatura do contrato

    ResponderEliminar
  34. listas só em final de novembro ou mesmo dezembro infelizmente

    só espero que digam a data efetiva de inicio quando informarem as colocações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, era bom ser a comunicação final antes da assinatura do contrato

      Eliminar
  35. Para qd início estágio???

    ResponderEliminar
  36. os gajos que entregaram o requerimento em papel empataram o processo que seria automático.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos tempos que correr, como é possível ainda alguém concorrer em papel... isso já pertence ao passado. efetivamente tive conhecimento que nem todos candidatos concorreram eletronicamente.. atrasam processo...estarão altura do cargo que irão desempenhar??'

      Eliminar
    2. se calhar são os que estão melhor preparados...infelizmente ainda se usa muito papel aqui...

      Eliminar
  37. Existe alguém pertencente a alguma autarquia, ou organismo autárquico, que tenha sido excluído após o envio dos documentos comprovativos (em Agosto)?
    Isto porque a entidade de direito público onde trabalho tem alguma ligação à administração autárquica, e os RH apenas esta semana estão a questionar a minha relação jurídica!
    a

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora?! Por este andar o previsivelmente vai durar muito!!
      Boa sorte, espero que não seja excluido nesta fase.

      Eliminar
    2. veja os estatutos da entidade e esclarece as duvidas

      Eliminar
    3. Eu fui excluída no dia 10 de Outubro, já após me terem enviado a password. Alegadamente consideraram-me funcionária de uma autarquia, quando na realidade pertenço à Administração Central. Mas esta é uma história muito longa e mais complexa do que alguém possa imaginar. Já remeti Recurso Hierárquico e se necessário irei recorrer ao Tribunal Administrativo.

      Eliminar
    4. Lute pelos seus direitos, mas espero que não atrase mais o processo..

      Eliminar
    5. Força nessa reclamação. Depois quando o tribunal decidir que tem razão (ou não) já o estágio vai no fim e entra diretamente sem fazer as provas.

      Eliminar
    6. E quando foi pedida a declaração dizendo que não era funcionária da autarquia local, o que é que a sua entidade empregadora fez? Deve ser aí que estará o erro...

      Eliminar
    7. Já agora posso saber a que órgão/serviço pertence? que tipo de ligação tem com a autarquia?

      Eliminar
    8. parece que já descobrimos porque é que as listas finais ainda não sairam, as situações mais complicadas de exclusão de candidatos estão a ser tratadas agora

      Eliminar
    9. Caros colegas! Existem situações muito constrangedoras neste momento, efetivamente. Espelho um exemplo: o pessoal do Ministério da Educação com contratos assinados desde o ano 2000 que entraram em contrato administrativo de provimento e, em 2005 foram obrigados a passar a contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, mas mantendo todos os seus direitos, estão a ser penalizados. Com a reforma administrativa muitas escolas, que para além de serem transformadas em mega agrupamentos, passaram para o âmbito das Autarquias Locais, nomeadamente as Escolas Básicas. No entanto os colegas nesta situação e que têm contrato assinado com o Ministério da Educação foram excluídos. Logico que tal não será verdade, dado não existir nenhum aditamento ao referido contrato. Como foi uma decisão unilateral e lhes foi imposto o recebimento do salario pela nova gestão da Autarquia, podem ser considerados funcionários da pertencentes às Camaras?. Enfim, mais uma vez vai atrasar, por existirem recursos hierárquicos e providencias cautelares pendentes, o que suspende prazos, ou não!

      Eliminar
    10. Caro Anónimo de 13 de Novembro - 09.09h

      A DGAE (a proteger o "flanco") emitiu um parecer, a pedido da AT, a informar que para todos os efeitos os assistentes técnicos são funcionários da autarquia. Estará legal e juridicamente correcto? Poderá.... Os descontos são entregues pela autarquia? Sim. As faltas são deferidas pelo Presidente da Autarquia? Sim [nota: Alguns Presidentes de Município delegaram competência nos Directores das Escolas/Agrupamentos para justificação de faltas e "gestão" de férias] As férias são deferidas pelo Presidente da Autarquia? Sim.

      Estará moralmente correcto? Não, de todo! O contrato inicial foi com o MEC, a situação de passagem de CAP a CIT foi externa à pessoa, bem como a passagem ao Município. Existem Municípios que fizeram um contrato com eles, aludindo à Transferência de Competências. Foram poucas e será juridicamente questionável...

      No entanto, e como os assistentes técnicos só são lembrados pelo MEC/DGAE quando estão à rasca, progressões e direitos é só para professores, devem ter concorrido muitos e somente concorreram os bons e novos, do sector de contabilidade e afins, logo passa-se que muitas escolas vão ficar com o "refugo" [com todo o respeito por esses colegas, que são pessoas que eram bons na década de 80 e 90, agora não servem e só atrapalham] e para proteger o "flanco", como referi em cima, a DGAE deve ter pensado "Vamos segurar (leia-se "foder") estes que são dos Municípios para não ficarmos só com m...".

      Eu tenho sorte de ser de uma secundária, que não passaram para o Município; caso contrário, teria o mesmo problema.

      Eliminar
    11. Lei n.º 159/99 de 14 de Setembro - Estabelece o quadro de transferência de atribuições e competências para as autarquias locais (associado ao DL 144/2008 de 28 de julho)
      "Artigo 12.º - Transferência de pessoal
      1 - Os diplomas de concretização das transferências de atribuições e
      competências estabelecem os mecanismos de transição do pessoal afecto ao
      seu exercício de acordo com o disposto nos números seguintes.
      2 - A transferência de atribuições e competências para as autarquias locais
      determina a transição do pessoal adequado aos serviços ou equipamentos transferidos, mantendo a plenitude dos direitos adquiridos,
      designadamente o direito à mobilidade para quaisquer serviços ou organismos
      da administração central e local, sem prejuízo do direito a regimes especiais,
      nas situações que justifiquem a mudança de residência.
      3 - Os diplomas de concretização das transferências de atribuições e competências criam no ordenamento de carreira do pessoal autárquico as
      carreiras necessárias ao enquadramento do pessoal transitado, cabendo
      às autarquias locais a criação dos lugares necessários à integração dos
      funcionários dos serviços ou equipamentos transferidos."

      Eliminar
  38. Espero sinceramente que a AT tenham bom senso de colocarem o mais rápido a saída das colocações, bem como, o início do estágio, começa a ser angustiante toda esta espera. há vidas por definir, famílias em jogo e responsabilidades no serviço para serem passada.

    ResponderEliminar
  39. Concorri para Aveiro, alguém que tenha a mesma opção e com forte probabilidade de entrar e eventualmente queira partilhar casa. cpts a todos

    ResponderEliminar
  40. Seria conveniente que as colocações saíssem ainda este mês, pois assim teríamos cerca de 1 mês para procurar alojamento e para orientar a nossa vida familiar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. parece que a coisa vai atrasar outra vez, mas de facto era bom sair este mês

      Eliminar
  41. Alguém concorreu para a DF Coimbra?
    Eu como estou nos 1ºs 50 lugares, apenas coloquei respectivamente como opção as DF Coimbra, Leiria e Aveiro. No total nestas 3 DF há 56 lugares. Mas espero sinceramente COIMBRA.

    ResponderEliminar
  42. Eu espero sinceramente que este processo não se alongue mais... Há tanta coisa pessoal para definir e reorganizar ainda... E a espera é angustiante. Até mesmo no serviço onde estamos, não saber quando vamos embora... quando e como passaremos o trabalho a outros, enfim. Todos me entenderão. Estando eu em 346º, concorri para Viseu/Coimbra/Aveiro/Lisboa-centrais/Lisboa-DF. No caso de ser colocada em Aveiro ou até mesmo Lisboa (dependendo do local), vou querer partilhar casa. Quem estiver interessado/a, agradecia que me contactasse por e-mail susana.agudinho@gmail.com

    ResponderEliminar
  43. Para os colegas candidatos a IT: alguém concorreu para a DF de Bragança?

    ResponderEliminar
  44. Boa noite, para Santarém, quem concorreu?
    Já alguém sabe algo mais concreto sobre a divulgação das colocações? Esta espera é angustiante...

    ResponderEliminar
  45. Alguém sabe a previsão de quantos colegas escolheram o Porto como 1º prioridade? Encontro-me numa posição até aos 600.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá difícil, mas a esperança é a ultima a morrer

      Eliminar
    2. umas centenas pelo q ouvi, mas até ao 600 ainda é possível ficar no norte e talvez no porto

      Eliminar
  46. Boas Dias!!!

    Segundo informações dos RH, prevê-se até final mês as colocações e informações acerca plano estágio..
    Estão reunidas todas as condições para o estágio se iniciar em Janeiro, estando dependente da vontade política para início mesmo..
    Espero que tenham bom senso e se inicie mesmo em janeiro.
    Boa sorte nas colocações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, é esta a informação q tem sido transmitida e mais uma vez convém reforçar que quando saírem as colocações definitivas tem de sair a data para assinatura do contrato, caso contrário voltamos ao mesmo

      Eliminar
  47. eu vou pôr o meu lugar à disposição! boa sorte para todos!

    ResponderEliminar
  48. Alguém me sabe dizer se os candidatos colocados na DFLisboa ficarão a estagiar lá ou se serão distribuídos pelos diversos serviços de finanças da cidade?

    ResponderEliminar
  49. Alguém ouviu falar no dia 17 para saida das listas de colocação?

    ResponderEliminar
  50. Hello Alentejo. Alguém de Beja? Escolhi Beja Évora e Setúbal. Algum comentário?

    ResponderEliminar
  51. A parte teórica do estágio é leccionada no início ou durante o estágio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faz-lhe alguma diferença?

      Eliminar
    2. Vai sendo durante o estágio mas ao fim do 1º mês já haverá objetivos e os estagiários estarão no terreno e com responsabilidades inerentes às funções.

      Eliminar
  52. Subscrevo as palavras da colega Susana Agudinho quando se refere à espera e às condições/situações que acabam por originar no atual local de trabalho.
    Já comuniquei (há um ano) que iria ingressar nesta carreira e espero sinceramente que o início seja efetivamente no mês de janeiro (preferencialmente no inicio).
    Sou do Norte e vou para os SC LX - Ref. B.
    Abraços e boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  53. Dr nº 17 de 25/01/2005
    Artigo 6.o
    1 — O estágio compreende as seguintes fases:
    a) Fase teórica, que integra um curso geral de fiscalidade que
    se destina a proporcionar os conhecimentos adequados ao
    exercício das respectivas funções;
    b) Fase prática, a efectuar nos serviços centrais, regionais ou
    locais, que tem como finalidade contribuir para a concretização
    dos conhecimentos adquiridos na fase teórica.
    2 — Os funcionários com a categoria de técnico de administração
    tributária-adjunto do grau 2 do GAT que sejam admitidos ao estágio
    para ingresso nas categorias do grau 4 são dispensados da fase prática,
    de acordo com o n.o 5 do artigo 30.o do Decreto-Lei n.o 557/99,
    de 17 de Dezembro.
    3 — Durante o estágio são realizados dois testes de conhecimentos
    específicos, de duração não superior a três horas, destinados à avaliação
    dos estagiários.
    4 — Após o período de estágio, o estagiário realizará uma prova
    final de duração não superior a três horas.

    Não inventem...

    ResponderEliminar
  54. Questionei se existe data para a publicação da lista de colocações e previsão para o início do estágio e a resposta obtida foi:

    "Boa tarde
    Não existe ainda data prevista para a divulgação da lista de colocações.
    Relativamente ao inicio do estágio mantém-se a previsão do mesmo ocorrer em janeiro de 2015."


    ResponderEliminar
  55. A Formação sempre é e-learnig? e parte do estágio será em repartições de finanças? e os exames que são feitos longo estágio, são todos concentrados em Lisboa? obrigado

    ResponderEliminar
  56. O pessoal do Ministério da Educação com contratos assinados desde o ano 1996 e que em 2005 passaram a contrato individual de trabalho por tempo indeterminado assinado com o mesmo Ministério, em 1 de janeiro de 2009 foram transferidos para as Autarquias ao abrigo do Decreto-Lei nº 144/2008 de 28 de julho. Este decreto-lei estabelece as atribuições e competências em matéria de Educação transferidas para os Municípios, nomeadamente a gestão do pessoal não docente a exercer funções nos Agrupamentos de Escolas.
    Ora, segundo o mesmo decreto no seu nº1 do artigo 6º salvaguarda o direito aos funcionários que, sem opção, foram transferidos do Ministério da Educação para as Autarquias Locais: “O pessoal a que se refere o n.º 1 do artigo 4.º é transferido para os municípios, sem prejuízo da situação jurídico -funcional que detém à data da transferência, designadamente em matéria de vínculo, carreira e remuneração.”
    Já no nº2 do artigo 6º este assegura o direito aos funcionários que, sem opção, e que assinaram contrato com o Ministério da Educação, passaram a ter como entidade patronal o Município: “ Os funcionários e agentes mantêm, igualmente, o direito à mobilidade geral para quaisquer serviços ou organismos da administração central ou local e à mobilidade especial, por solicitação, nos termos do n.º 5 do artigo 11.º da Lei n.º 53/2006, de 7 de dezembro."
    Em síntese, e visto que Decreto-Lei 144/2008 de 28 julho e o art.º. 22º da Lei nº 67-A/2007 de 31 de dezembro não foram objecto de revogação, os funcionários que pertenciam ao Ministério da Educação e que foram transferidos para as Autarquias Locais, mantêm os direitos de igualdade em matéria de concursos.
    Tal não está a ser respeitado e alguns candidatos foram retirados das listas.

    ResponderEliminar
  57. Segundo informações credíveis, esta semana iremos ter muita informação relativamente ao estágio, nomeadamente colocações, plano de estágio, bem como inicio contrato (Janeiro 2015) portanto aguardemos calmamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Esta semana" termina amanhã... Farta destes comentários da treta pá!

      Eliminar
    2. A resposta dos RH dia 20 de nov. via email foi de que não há previsão de quando vão disponibilizar a lista.

      Eliminar
    3. Mais um excelente comentário super credível e vazio de veracidade... Aconselho ao pessoal que não se deixe levar por estes .......(preencher com o que acharem indicado). Vamos aguardar, custa a todos, e temos de ir organizar vida noutro ponto do País muitos de nós, mas não vale a pena desesperar nem ir atrás desta malta das certezas e das supostas informações privilegiadas...

      Eliminar
  58. Fala-se que a formação será e-elearnig, calculo que seja fora de expediente??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...A associação calcula que cerca de 80 candidatos aprovados sejam funcionários das alfândegas. E a indicação que a APIT tem é que, “na fase inicial do estágio, os funcionários que já são da AT irão permanecer nos locais onde se encontram, decorrendo uma parte da formação em b-learning”, com aulas à distância conjugadas com formações presenciais. ..."
      in Público (20.10.2014)

      Eliminar
  59. Bom dia. Eu e os meus colegas já sabemos onde vamos ficar, neste caso, em Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sabem? E ja agora em que posiçao esta o ultimo colocado? Tb quero Braga...

      Eliminar
    2. Bela bola de cristal que vocês têm! ahahah
      Comentário infeliz!

      Eliminar
    3. Muitos parabéns ! Sois de facto os maiores ! Tenho a certeza que este seu comentário tem como único objectivo ajudar e moralizar os restantes futuros colegas, e não vir aqui armar-se no maior ! Comentário muito útil, sem dúvida ! Eu tenho tenho a certeza que ouvi um tio dum primo da vizinha da cunhada de um conhecido que me pisou o pé na rua, dizer que já sabia onde eu ia ficar, disse-me que eu e os restantes iríamos ficar colocados em portugal Continental, mas que iriam haver alguns que não ! outros que sim e ainda uns que .... coiso... Felicidades e que tudo lhe corra bem :) eu cá continuarei tranquilo a aguardar novidades e a desvalorizar o que não tem valor ! Um grande bem haja ! :D

      Eliminar
    4. Como sabem, alguma informação a circular para Braga?

      Eliminar
    5. Caro colega, ainda bem que tem informação privilegiada! Eu também gostaria de a ter, assim poupava algum dinheiro em ansiolíticos! É de lamentar que estas informações não sejam para todos. Ou então vocês têm uma bola de cristal, que garante a vossa colocação!

      Eliminar
    6. Bom dia. Fazem já parte da DF de Braga? Como souberam?

      Eliminar
    7. É pena que a informação seja só para alguns...!!

      Eliminar
    8. E sabes como? Informação privilegiada?!?....e já agora para os restantes 900 e qualquer coisa não sabes? Também deverias saber e já ter comunicado....

      Eliminar
    9. Sim, trabalhamos na AT no distrito de Braga e foi o nosso chefe que ligou para os RH e com alguma insistência conseguiu saber. Isto para dizer que a lista está pronta e sai esta semana. E sim, somos os maiores!

      Eliminar
    10. Se a posição na lista estiver abaixo das vagas disponíveis para determinado lugar é certo que esses candidatos têm lá colocação garantida! Pura matemática... Não venham para aqui falar de informações privilegiadas!

      Eliminar
    11. Pois, ou não fizeram a prova ou se a fizeram foram eliminados. Eu, se não tivesse feito a prova e ficado aprovado também saberia que ficava em Santarém...

      Eliminar
    12. Concordo, o pessoal de braga é o maior, enjaularam o filosofo, mas a malta do porto também não fica atrás.... :)

      Eliminar
    13. Aos colegas de Braga... isso é que é auto-estima! :)

      Eliminar
  60. mas como Alguém já sabe onde vai ficar?
    Mas afinal, saem as vagas ou não? haja paciência...

    ResponderEliminar
  61. Não precisam de indicar o vosso lugar na lista geral, mas estão nos primeiros 200 lugares?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O último que entrou em Braga foi o 389º último no Porto foi o 568º

      Eliminar
    2. Alguns sim. Eu e mais 4 estamos entre o 200 e o 300.

      Eliminar
    3. LOL

      e o inicio de estágio quando é? dia 05?

      Eliminar
  62. Boa tarde


    Informa-se que se prevê a divulgação da lista de colocações nos próximos dias, mantendo-se a previsão anteriormente avançada de que o início do estágio possa ocorrer em Janeiro de 2015.


    Com os melhores cumprimentos

    Patrícia Godinho

    Técnica Superior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está a informação oficial e credível.

      Resta-nos aguardar... Boa sorte a todos!

      Eliminar
  63. Como é possível que já saibam????????????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples... Não sabem!...
      Cada um entretém-se com o que gosta...
      Pelos vistos, alguns, dos 1000 estagiários podem não vir a ser bons IT's mas que serão IT's com sentido de humor é um facto!...

      Eliminar
    2. Informação privilegiada, mas so para alguns! na minha terra é o que se chama de "cagões"

      Eliminar
  64. Segundo consta da DF Lisboa há um imbróglio com a listagem final uma vez que insistiram em passar os atuais funcionários da AT para a frente por pressão dos Sindicatos que ameaçaram fazer greve. Triste figura andamos nós a fazer e o concurso em definitivo não acaba em dezembro nem se começa a trabalhar em Janeiro. Isso é certo. Felizmente outras portas estão abertas e vou desistir de aturar estes gajos. Não merecem que se espere mais, ainda por cima com mentiras atrás de mentiras do SEAF e do DG/RH. Uma palhaçada completa e com as pessoas sem saber se daqui a um mês têm de mudar de casa e onde vão colocar os filhos a estudar. Uma vergonha ao nível dos escândalos do IRN e do SEF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente tem razão numa coisa, mentiras atrás de mentiras, só não percebo é o porque de se dar ouvidos a tantos rumores que de verdade têm ZERO ! as listas saíram hoje e garanto-lhe que essa treta de passarem os atuais TATA à frente do resto é pura TRETA, não percebo qual a intenção destes comentários destabilizadores... mas pronto, resta aos que têm dois dedos de testa irem esperando pelas notícias oficiais e mais nada, basta não ligar a esta rapaziada que aqui vem largar autenticas postas de pescada. Aos que não ficaram nas primeiras opções ainda têm opção de pedir deslocação, o que é excelente !

      Eliminar
  65. Os IT de braga são do piorio. Acabaram de enterrar o socrates por fraude fiscal. Nunca mais começa o estágio, deve dar gosto fazer parte disto

    ResponderEliminar
  66. Esperemos que seja esta semana que acabem as previsibilidades e comecem as definições...

    ResponderEliminar
  67. Finalmente acabaram as conversas do "diz que sabe" e do que "alguém me disse" ou do "ouvi a circular no corredor"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acabaram!!! já existem engraçados a brincar com as datas por isso ainda falta muito para acabar este filme

      Eliminar
  68. Consegui o objectivo, ficar colocada na DF de Setúbal.

    ResponderEliminar
  69. Boa noite, informação credível acerca da data "previsível e atempada" de publicação de informação acerca do estágio/assinatura do contrato?Obrigada.

    ResponderEliminar