quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Portugal assina acordo que facilita acesso a contas bancárias dos contribuintes em 50 países

Troca de informação automática garantida a partir de 2017
Portugal foi um dos 50 países e jurisdições que assinaram nesta quarta-feira, em Berlim, um acordo multilateral para a troca automática de informações relativas a contas detidas junto de instituições financeiras.
O acordo, que envolve todos os países da OCDE e do G20, à excepção da Rússia e incluindo todos os Estados-membros da União Europeia, vai permitir que as autoridades fiscais possam aceder de forma automática à identificação dos titulares, ao saldo e aos rendimentos das contas de depósitos ou de títulos em instituições financeiras no exterior e, deste modo, controlar e fiscalizar de forma mais eficaz o cumprimento das correspondentes obrigações fiscais respeitantes a estes rendimentos.
O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, que assinou o acordo em representação do Portugal, disse ao PÚBLICO que “se trata de um acordo histórico” e “um passo fundamental para o combater, de forma eficaz, a fraude e a evasão de natureza fiscal”.
O acordo, que abrange as principais centros financeiros mundiais e alguns paraísos fiscais, permite o cruzamento de dados de forma automática, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que havia uma espécie de "pesca à linha". Ou seja, sempre que a Autoridade Tributária tinha dúvidas sobre as declarações de alguns contribuintes contactava os países com quem tinha acordos bilaterais e pedia a troca de informações individuais.
A partir de 2017, passa-se a uma espécie “de pesca de arrasto”, de forma automática, o que também representa uma melhoria em termos de rapidez de resposta.  
Através deste acordo, “a Autoridade Tributária e Aduaneira passa a dispor de um novo instrumento com efectividade transfronteiriça e que visa garantir que cada contribuinte pague os impostos devidos, independentemente da geografia onde os  mesmos são gerados, reforçando assim a capacidade para detectar e actuar sobre situações de evasão fiscal, designadamente aquelas de elevada complexidade", referiu o Ministério das Finanças numa nota enviada às redacções.
O acordo foi assinado durante a reunião anual do Fórum Global sobre Transparência e Troca de Informações para Fins Fiscais, a decorrer em Berlim.
"Estamos a fazer progressos concretos para alcançar o objectivo do G20 de vencer a luta contra a evasão fiscal", afirmou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, após a cerimónia de assinatura.
O acordo para a troca automática das informações de contas bancárias “mostra a mudança significativa que pode ocorrer quando a comunidade internacional trabalha em conjunto”, destacou o secretário-geral da OCDE, organização que deu o tiro de partida para este acordo.
FONTE:


Sem comentários:

Enviar um comentário