terça-feira, 16 de maio de 2017

Concurso Interno - TATA



Aviso n.º 5312/2017
Diário da República n.º 93/2017, Série II de 2017-05-15
  • Data de Publicação:2017-05-15
  • Tipo de Diploma:Aviso
  • Número:5312/2017
  • Emissor:Finanças - Autoridade Tributária e Aduaneira
  • Páginas:9221 - 9222
  • Parte:C - Governo e Administração direta e indireta do Estado
  • Sumário
Concurso interno de admissão ao período experimental para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista a ocupação de 120 postos de trabalho da categoria de técnico de administração tributária adjunto (TATA) nível 1
  • Texto
Aviso n.º 5312/2017
1 - Nos termos do Decreto-Lei n.º 204/98, de 11 de julho, conjugado com o disposto na Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas (LTFP) aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, faz-se público que, por despacho de 7 de abril de 2017 da Diretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, se encontra aberto, pelo prazo de 15 dias úteis a partir do dia útil seguinte ao da publicação do presente Aviso no Diário da República, concurso interno de admissão ao período experimental para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista a ocupação de 120 postos de trabalho, previstos e não ocupados, e dos que vierem a vagar no prazo de validade do concurso, da categoria de técnico de administração tributária adjunto (TATA) nível 1, da carreira de técnico de administração tributária adjunto, do grau 2 do Grupo de Pessoal de Administração Tributária (GAT) do mapa de pessoal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

2 - Legislação aplicável: O presente concurso rege-se pela Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, pelo Decreto-Lei n.º 204/98, de 11 de julho e Decreto-Lei n.º 557/99, de 17 de dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 17/2017, de 10 de fevereiro, aplicáveis nos termos do artigo 41.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, pelo Decreto-Lei n.º 118/2011, de 15 de dezembro e pelo Código do Procedimento Administrativo.

3 - Prazo de validade: O prazo de validade do concurso é de 1 ano.

4 - Requisitos de admissão: Podem ser admitidos ao presente procedimento concursal os candidatos que, até ao termo do prazo para apresentação das candidaturas, reúnam cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Requisitos gerais de admissão estabelecidos no n.º 2 do artigo 29.º do Decreto-Lei n.º 204/98, de 11 de julho, conjugado com o disposto no artigo 17.º da LTFP;
b) Ser detentor de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, nos termos do n.º 3 do artigo 30.º da LTFP;
c) Estar habilitado com o 12.º ano de escolaridade ou habilitação equivalente.

5 - Remuneração e condições de trabalho: O vencimento mensal corresponde ao valor do índice 326 do regime geral, sendo o período experimental remunerado pelo índice 259, a que acresce o suplemento que resulta da aplicação do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 118/2011, de 15 de dezembro. As condições de trabalho são as genericamente vigentes para os trabalhadores que exercem funções públicas na Administração Pública Central.

6 - Local de trabalho: serviços locais de finanças da AT (continente e Região Autónoma dos Açores).

6.1 - Os candidatos posicionados em número de ordem que lhes permita integrar o período experimental serão colocados nos serviços locais de finanças da AT, por ordem de classificação, de acordo com a sua preferência e as necessidades dos serviços, determinadas por despacho da diretora-geral.

6.2 - Os candidatos aprovados no período experimental serão providos em lugares vagos da categoria de TATA, por ordem da respetiva classificação.

7 - Conteúdo funcional: compete, genericamente, ao técnico de administração tributária adjunto executar todos os procedimentos relativos à preparação, tratamento e recolha das declarações e demais documentos com elas relacionados, com vista à liquidação e cobrança de impostos, elaborar informações sobre questões emergentes de dúvidas ou consultas suscitadas quer pelos serviços, quer pelos contribuintes, efetuar trabalhos relacionados com a administração dos impostos e desempenhar as demais tarefas adequadas à correta aplicação da política e da legislação tributária, bem como as de natureza administrativa, necessárias à prossecução das atribuições dos serviços de administração tributária, nomeadamente, o combate à fraude e evasão fiscal.

8 - Formalização das candidaturas:

8.1 - As candidaturas devem ser apresentadas através de formulário eletrónico que pode ser acedido na página informativa de suporte às candidaturas em http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/at/ConcursoTATAE.htm , ou acedendo diretamente ao endereço https://concursos.at.gov.pt que estará disponível a partir do dia útil seguinte ao da publicação do presente Aviso no Diário da República e que, depois de integralmente preenchido, deve ser submetido por via eletrónica após autenticação com a senha pessoal de acesso ao Portal das Finanças.

8.1.2 - Caso os interessados não disponham de senha de acesso ao Portal das Finanças poderão obter a mesma através de um dos procedimentos descritos no folheto "Saiba tudo sobre senhas de acesso ao Portal das Finanças", divulgado no Portal das Finanças em http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Folhetos_Informativos.htm.

8.1.3 - A candidatura só será considerada entregue após a submissão do formulário e confirmação eletrónica da sua submissão, podendo os candidatos imprimir a confirmação de sucesso de submissão, que se apresenta no ecrã. Simultaneamente será enviado para o endereço de mail, quando este tiver sido indicado no formulário de candidatura, o comprovativo da submissão com sucesso, assim como o teor da candidatura submetida.

8.2 - Em caso de impossibilidade, por qualquer motivo, de submissão do formulário eletrónico, poderá ser utilizado o modelo de requerimento na versão em papel, que pode ser obtido na página informativa de suporte às candidaturas, no website institucional da AT, no endereço eletrónico http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/at/ConcursoTATAE.htm.

8.2.1 - Neste caso, a candidatura deverá ser remetida pelo correio, em carta registada, para o Apartado 21 400, 1133-001 Lisboa, ou entregue pessoalmente, das 09H30 às 12H30 e das 14H30 às 16H30, na Direção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos da Autoridade Tributária e Aduaneira, Rua do Comércio, 49, em Lisboa, em ambos os casos até ao termo do prazo de candidatura.

8.3 - Elementos de preenchimento obrigatório constantes do modelo de requerimento:
a) Identificação - nome, sexo, data de nascimento, número de identificação fiscal, número de identidade civil ou bilhete de identidade e respetiva data de validade.
b) Residência - indicação da morada completa, código postal, distrito;
c) Situação perante a Administração Pública - indicação do tipo de relação jurídica, situação e respetiva data de início, categoria profissional que detém, do serviço onde exerce funções e da data de ingresso na Administração Pública;
d) Habilitações literárias - Identificação do grau académico e data de conclusão.

8.4 - Os candidatos são dispensados de apresentar, no momento da candidatura, os documentos comprovativos dos elementos declarados, sendo obrigatória a declaração, sob compromisso de honra, no mesmo formulário, da situação em que se encontram.

9 - Método de seleção - no presente concurso será utilizado, como único método de seleção, uma prova escrita de conhecimentos gerais, que incidirá sobre as matérias constantes do programa de provas aprovado pelo Despacho n.º 17093/2005 do Diretor-Geral da Administração Pública, publicado na 2.ª série do Diário da República n.º 152, de 9 de agosto de 2005.

9.1 - Na classificação final utilizar-se-á a escala de 0 a 20 valores, considerando-se não aprovados os candidatos que obtenham classificação final inferior a 9,5 valores.

10 - Os Avisos respeitante à relação dos candidatos admitidos e excluídos ao concurso, à data, horas e local da realização da respetiva prova escrita e à lista de classificação final serão oportunamente publicados na 2.ª série do Diário da República e publicitados na página http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/at/recrutamento.htm.

11 - Ao período experimental aplica-se o disposto no artigo 30.º do Decreto-Lei n.º 557/99, de 17 de dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 17/2017, de 10 de fevereiro, o Regulamento de estágio aprovado pelo Despacho n.º 15467/2005 do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais publicado na 2.ª série, do Diário da República n.º 136, de 18 de julho de 2005, bem como o disposto na LTFP em matéria de período experimental.

33 comentários:

  1. Olá boa tarde Sr.º Luis. Trata-se da primeira vez que aqui venho e, de facto, está de Parabéns pelo Blogue.
    Não querendo abusar, quais são os diplomas que aconselha a uma melhor preparação para a prova para TATA? Aguardo a sua resposta!
    Ana Tomé

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Alguém sabe informar se o presente concurso é válido para quem detém um CIT por tempo indeterminado (contrato individual de trabalho, a exercer funções em entidade pública)?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvo erro, acho que não dá, mas concorra.Pelo menos tenta. O minimo que lhe podem dizer é que mesmo o não.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Tem conhecimento de algum site com provas "tipo" para estudar, tipo a prova de 2005?

    Atentamente
    Joao Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudante já passou os olhos no link TESTES IT que existe neste blogue? https://drive.google.com/drive/folders/0Byq0Z0PyCTuPbFhmMlRVZmlJNGs

      Muita coisa mesmo!!!

      Eliminar
    2. Para Tata não tem, se tiver algo agradecia, obrigado, claudiagandarinho@gmail.com

      Eliminar
    3. Para TATA, não tem, se tiver agradecia que me enviasse, obrigado. claudiagandarinho@gmail.com

      Eliminar
  4. **
    email de Joao Almeida
    jupa7276@hotmail.com ou jpmbtt@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. pessoal se este for à semelhança do de VAA para as alfandegas, esqueçam, havia candidatos já muito bem "informados". Mas é mesmo assim a vida, quem tem unhas é que toca viola....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve indícios? posso investigar

      Eliminar
    2. nao e bem assim eu entrei em vaa na alfandega e sabia zero daquilo.. estudei

      Eliminar
    3. viva sr(a) anonimo,,tambem tenho estudado e espero que a prova me corra de feição,,,tenho lido mt sobre tratados e codigo administrativo acha que estou no caminho certo,,,tem alguns topicos que me possam ajudar a preparar-me melhor

      Eliminar
  6. Bom dia
    Seria possível indicar se existem provas modelo de anos anteriores?
    Obrigada
    nmplcc@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde se alguém tiver exemplos de provas agradecia.

    Correia
    botico1982@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Bom tarde
    Sabem se é de consulta o exame?
    Onde é realizado ?
    E como podemos encontrar exames anteriores ?
    Cumprimentos
    Sara

    ResponderEliminar
  9. Gostava de ter acesso a provas anteriores?

    ResponderEliminar
  10. Não consegui encontrar exemplos para este efeito. Estou errado? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. https://drive.google.com/drive/folders/0Byq0Z0PyCTuPbFhmMlRVZmlJNGs neste link não consegui encontrar provas para este efeito.estou errado. Cumprimentos Pb

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,
    Alguém sabe quando é a prova de conhecimento?
    E a lista dos admitidos?

    ResponderEliminar
  13. Boa noite,
    Estou meia perdida. Alguém sabe quando é a prova de conhecimento?
    E a lista dos admitidos, onde se consegue visualizar?
    Obrigada
    Maria Teixeira

    ResponderEliminar
  14. Será que alguém aqui pode eventualmente facultar uma prova anterior? Já perdi algum tempo à procura e não encontrei nada.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, é possível ter acesso a exames anteriores?
    Obrigada
    Cumprimentos
    Helena
    lenapedrosa17@gmail.com

    ResponderEliminar
  16. Bom dia, é possível ter acesso a exames anteriores?
    Obrigada
    Cumprimentos
    Helena
    lenapedrosa17@gmail.com

    ResponderEliminar
  17. https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/114116819/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&filtrar=Filtrar&dreId=114116816

    ResponderEliminar
  18. boa tarde
    estou a concorrer a este concurso..
    alguém me pode facultar provas de cursos anteriores..
    meu email e TBENTO11850@GMAIL.COM

    AGRADECIA

    ResponderEliminar
  19. Alguém sabe de testes de PEC-Prova escrita de conhecimento, para assistente operacional - Auxiliar, para a junta de freguesia?

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde se alguém tiver exemplos de provas agradecia.

    João
    joaoknascimento@gmqil.com

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde se alguém tiver exemplos de provas agradecia

    davidejose@gmail.com

    ResponderEliminar
  22. Boa noite, concorri a este concurso e vou fazer a prova.
    se alguém tiver exemplares anteriores que possa enviar para aism2004@hotmail.com, agradeço.

    ResponderEliminar
  23. Alguém conseguiu provas? É que há um.novo concurso.

    ResponderEliminar
  24. Alguém tem algum teste? elviragsfreitas@gmail.com. muito obrigadaa.

    ResponderEliminar