quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Fisco vai ter inspectores super-especializados


Como já afirmei tenho andado sem tempo e como tal  passaram despercebidas algumas noticias como esta de 30/03/12 do economico  na qual agora "tropecei" em que se afirma, com alarido e com direito a foto do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ilustre pai da ideia, que:
Finanças vão criar equipas de inspectores especializadas nos diferentes sectores de actividade.
O Fisco vai ter inspectores super-especializados em determinados sectores de actividade para detectar os incumpridores. A medida está prevista no Plano Nacional de Actividades da Inspecção Tributária para este ano (PNAIT 2012) e tem como objectivo facilitar as inspecções para que sejam mais rápidas e eficientes na detecção dos contribuintes faltosos e, simultaneamente, para reduzir o grau de litigância.
Assim, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai organizar equipas de inspecção em função dos diferentes sectores de actividade. O Ministério das Finanças explicou ao Diário Económico que "a fraude e evasão fiscais revestem características distintas consoante o sector de actividade". Por isso, serão dados instrumentos e formação específicos aos inspectores consoante os diversos sectores. Por exemplo, como no sector da restauração um dos tipos de fraude mais comuns envolve a alteração de ficheiros de facturação, as equipas de inspecção vão ter competências especiais em auditoria informática.


Sem comentários:

Enviar um comentário