sábado, 4 de agosto de 2012

Funcionário das Finanças suspeito de corrupção suspenso

O Tribunal de Leiria decretou neste sábado a proibição de exercício de funções públicas a um dos funcionários das finanças suspeito de corrupção passiva, ficando ainda impedido de se ausentar do concelho, disse à Lusa fonte da PJ.


Esta é a medida de coacção mais gravosa decidida este sábado após interrogatório judicial do empresário de restauração e dos dois inspectores tributários suspeitos de corrupção activa e passiva, respectivamente.
O juiz, que começou a ouvir os três arguidos na sexta-feira ao final da tarde, exigiu ainda uma caução de quatro mil euros a cada um dos suspeitos e impôs a todos eles a obrigatoriedade de apresentações duas vezes por semana às autoridades policiais.
Na sexta-feira, a PJ anunciou a detenção em Leiria do dono de um restaurante/marisqueira e de dois inspectores tributários.
Em comunicado, a PJ adiantou que "no decurso de diligências de investigação apurou-se que mediante o recebimento de contrapartida financeira substancial, os referidos funcionários dispunham-se a violar os deveres inerentes à respectiva função".
Também na sexta-feira, enquanto decorria o interrogatório, fonte do Ministério das Finanças disse à Lusa que os dois inspectores tributários vão ser alvo de "processos disciplinares, tendo em conta a gravidade da situação que lhes é imputada".
A mesma fonte revelou que o processo será instaurado "de imediato" pela Autoridade Tributária e Aduaneira, sublinhando que, se forem comprovados os factos, os funcionários são susceptíveis de sancionamento disciplinar com pena de demissão.
O Ministério das Finanças, questionado pela Lusa sobre se a Direcção-Geral das Finanças tinha colaborado ou estado na origem da investigação por ter detectado alguma irregularidade, limitou-se a frisar que "esta acção de investigação foi desenvolvida e coordenada pela PJ".

Fonte:

Comentário:
Todos beneficiam do principio da presunção de inocência, mas a verificarem-se as acusações deveriam ser severamente castigados, Presos(prisão efectiva) e Demitidos.
Gente desta, verificando-se os fatos da acusação, só da mau nome a AT, pondo em risco a imagem da grande maioria de funcionários, dedicados, trabalhadores e honestos.

1 comentário: