sábado, 1 de novembro de 2014

Saída de Trabalhadores do Fisco coloca em causa cumprimento de metas

A saída de trabalhadores do Fisco pode limitar o cumprimentos dos projectos e das metas que são atribuídas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
O aviso é feito no Balanço Social da AT referente a 2013 a que o Diário Económico teve acesso.


O número de trabalhadores continua a descer: no final de Dezembro do ano passada havia 11.341 funcionários, menos 2% do que no período homólogo e menos 4% do que o registado quando a AT foi criada em Janeiro de 2012, unindo os funcionários dos impostos, das alfândegas e da informática num só organismo. É, por isso, necessário "um planeamento estratégico de recursos humanos de modo a minimizar os efeitos das saídas definitivas de trabalhadores na organização".


As metas de cobrança têm sido atingidas e até ultrapassadas, mas a questão adquire agora mais importância, tendo em conta que a devolução da sobretaxa aos contribuintes vai passar a depender, não só do crescimento económico, mas também do bom desempenho dos trabalhadores na arrecadação de IRS e de IVA. 


A AT não é a única entidade a ser afectada pela falta de pessoal. Também a Inspecção-Geral de Finanças e a Direcção-Geral do Orçamento já advertiram que um bom desempenho pode estar posto em causa.


No ano passado entraram 315 funcionários na AT, mas saíram 540, devido sobretudo a aposentação. E menos funcionários trabalharam mais horas extra, de acordo com o documento: um total de 19.322 horas em trabalho extra, o que equivale a um aumento de 360 horas, devido "à exigência dos projectos desenvolvidos", entre os quais "o projecto e-factura", que obriga as empresas a comunicarem ao Fisco por via electrónica as facturas emitidas.


O relatório realça também os atrasos no concurso lançado no final de 2012 para colocar mil inspectores tributários. Em 2013 ficaram por ocupar 1.032 postos de trabalho e este ano e o cenário só deverá mudar no final deste ano, altura em que o concurso deverá estar concluído.
Como são os funcionários do Fisco?
Na AT há mais mulheres do que homens, embora seja o sexo masculino a ocupar mais posições de chefia. O sexo feminino representa 58% da força laboral do Fisco. A média de idades ronda os 49,2 anos. O envelhecimento médio dos funcionários é outra das questões apontadas. "As restrições à abertura de procedimentos concursais a trabalhadores sem relação jurídica de emprego público" potenciam "o aumento do envelhecimento da estrutura etária". Por outro lado, quase metade dos trabalhadores (45,6%) tem habilitações superiores.

Fonte:

Agradecimento à Kathleen Caliço pela Indicação

9 comentários:

  1. Era bom abrirem novo concurso para TATA's ainda este ano. O concurso IT vai trazer menos de 400 pessoas novas para a AT e isso fica bastante longe dos 1030 em falta em 2013

    ResponderEliminar
  2. Para quando os concursos para TAT e Alfândegas? Alguém tem alguma ideia sobre o assunto?

    ResponderEliminar
  3. Estágio para ITs Sempre tem seu início em Janeiro 2015?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. até ver é essa a previsão

      Eliminar
    2. Nem pensem nisso. Estes gajos enquanto não fizerem desistir metade dos candidatos não lançam nada cá para fora. E a APIT também deu uma ajudinha com o comunicado da treta. Estiveram calados 2 anos e agora é que se lembraram de colocar questões. Grandes palhaços.

      Eliminar
    3. APIT nada fazem em prol deste concurso, so atrasam.. jamais irei sindicalizar-me neles...

      Eliminar
  4. Estes palhaços continuam a adiar o concurso com desculpas de m...
    Agora a desculpa é que houve muita gente que não enviou a escolha dos locais e estão a dar tempo para enviarem por correio. Enfim... quanto mais adiarem mais desistências vão acontecer. Se entrarem 600 dos 1000 já será muito. Lá conseguiram o que queriam e já não vao ser em Novembro que vamos saber as listas de colocações. É lógico que também já não será em Janeiro o início do estágio. A sra. Ministra o Sr SEAF e o Sr DG que vão mas é jogar ao quarto escuro com o Portas e o Coelho e que se encavem uns aos outros.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente é país que temos....mas se as colocações saírem 1 semana Dezembro, pode começar em janeiro sem qq problema...

    ResponderEliminar
  6. Calma que afinal as ultimas datas estão a ser cumpridas, excepto a mais importante claro que é o inicio do estágio...esse passou do ultimo trimestre para o inicio do ano
    vamos ver quando sair a lista final que mais informações vão dar porque a este hora o plano de estágio já deve estar feito

    ResponderEliminar