terça-feira, 28 de julho de 2009

PEÃO de BREGA


Publico um texto que me fizeram chegar por email:


Só não percebo o que é isto de GIT!!!! Grupo de Inspecção Tributária!!!???? Isso quer dizer o quê!!!??? Qual a intenção de tal sigla???!!!


Considero este projecto do mais …… que alguma vez foi feito!!!??? Sinceramente, nunca vi nada de tão medíocre em quase 20 anos que levo de Fisco!!!.


Mete-se tudo no mesmo saco, é tudo à molhada e fé em Deus!!!. Onde está a definição de conteúdos!!!??? O que é isso de controladores!!!??? O que é isso de Auditores!!!??? E quanto às regras de concurso e promoções nem é bom falar!!! Ao impor uma nota mínima de 14 para passar é o mesmo que dizer que a meia dúzia que passar são uns Einstein, uns eeeennnnnooooorrrrrrrmmmmmeees geniozinhos e os outros uma cambada de estúpidos que não merecem mais do que têm, ou seja, ser peãozada de brega.



Mas bons mesmo, mesmo, só os Dirigentes e Chefes Tributários!!!??? São tão bons, tão bons, tão bons, tão produtivos, tão produtivos, tão produtivos, tão eficazes, tão eficazes, tão eficazes, tão siadaps, tão siadaps, tão siadaps, que até merecem suplemento em dobro via novas regras do FET (o que lhes duplica a remuneração na prática) !!!!????



- Novecentos e setenta contos (no mínimo) para um chefe de Repartição A !!!??? Ordenado - escalão 52: € 3.106,68 (Portaria 1553-C/2008, 31/12) + FET: € 1.724,20 ( € 3.106,68 x 1,5 x 35%) = € 4.830,88 (Estou certo, ou estou errado!!!).



- Novecentos e cinquenta contos (no mínimo) para um chefe de divisão !!!???? Ordenado – € 2.574,60 (índice 750 x € 343,28) + FET € 2.162,66 (€ 2.574,60 x 2 x 42%) = € 4.737,26 (Estou certo ou estou errado!!!!)



E nem perco tempo a fazer as contas de um Director (quanto mais de um Subdirector Geral ou de um Director Geral)!!!! ???? Vão ganhar quanto!!!!???? Mil e quinhentos contos, dois mil contos!!!!???? Façam vocês as contas que eu já fiquei esgotado com tanto número!!!



Então esses senhores funcionários são aumentados em FET aos 100, 200, 300 e 400 contos por mês e eu, arraia miúda, peão de brega que sou, sou aumentado em FET 20 CONTOS (IT2 – Ordenado: € 2.471,62 x 30% = € 741,48) . Recebia € 635,78 - € 741,48 = € 105,70 (Estou certo ou estou errado!!!????).


E, ironia das ironias, logo no ano em que o Sr. Director, por causa do Siadap, me duplicou (só!!!!) o nº de processos a apresentar no ano de 2009!!!!



E quanto às regras de concurso nem é bom falar!!!!


Para mal dos meus pecados pertenço ao lote daqueles que não pertencendo às nobres classe dos Técnicos Superiores, Técnicos Economistas e Técnicos Juristas, que (salvo as desgraçadas excepções, para azar deles) viram religiosamente ser-lhes aberto concurso de promoção a cada 3 anos (bem feito, para mim, afinal quem não me manda ser um Einstein!!!). E dou a título de exemplo que todos os dessas carreiras que comigo entraram em 1991, estão todos já no topo das carreiras (enquanto eu ainda nem de IT2 saí:onze anos à espera para abertura de concurso para mudança de nível e desde 2004 à espera para abertura de concurso para principal), aguarda a abertura de concurso para principal (está no site dos RH desde as calendas, mas abrir está queto!!!!), depois de ter gasto oitocentos contos à quatro anos numa pós graduação na minha área de trabalho na Faculdade de Direito para basear a elaboração do trabalho a apresentar para o concurso (e que fiz, entretanto), vi alteradas as regras do concurso!!! A abrir o concurso (sim , a abrir!!!!) vou fazer prova DE CRUZINHAS!!!! Sim senhor, isto não há nada com mudar as regras do jogo a meio…!!!!!



Mas …. Maravilha das maravilhas!!! Eis que a partir de agora… promoções!!!! Cadê elas!!!??? Onde estão que eu nem as vejo!!!! Será que tenho que ir a um oftalmologista!!!!!



Mas, não há nada como a cereja no bolo!!! Nada como o reconhecimento de que quem entra é que é bom e quem cá está …..!!! Como compreender que um estagiário de IT (auditor, ou, lá como isso se diz) na transição vá ficar rigorosamente na mesma categoria em que eu vou ficar, que já estou cá à 18 anos (auditor Principal) !!! Sim senhor… qualidade é qualidade!!!!



Mas prontos !!!! Assumo!!! Isto não passa da minha perfidez a falar !!!! Não me conforme com o sucesso dos outros!!! Sou um cão sarnoso invejoso é o que é !!!! Afinal, quem é que me mandou desdenhar (em devido tempo) os convites para ter sido também um crido líder!!! Toma lá que é para aprenderes a não ser estúpido!!! Com 54 anos, já tinha idade para ter juízo!!!!



E tenho dito…. É este o meu contributo para a análise do projecto de carreiras. Lamento que não tenha tido a capacidade de ser isento, imparcial, frio, distante, tecnicista, enfim essas coisas todas. Mas sou só um ser humano. E na minha santa terrinha que me viu nascer, sempre se disse que “quem não se sente, não é filho de boa gente”.



Nota Final: Cadê a referência no projecto à forma de contratualização como me parece ser devida referência expressa nos termos da Lei 12-A/2008???



Ass.
(Peão de brega)


Sem comentários:

Enviar um comentário