quinta-feira, 9 de abril de 2009

Administração Fiscal vai enviar cerca de 500 mil mensagens


A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) vai iniciar, no decurso do corrente mês de Abril, o envio de mensagens SMS aos contribuintes, informando-os, numa primeira fase, do valor do reembolso do IRS resultante das declarações que estão a ser entregues actualmente.
Até ao final de Abril deverão ser abrangidos cerca de 500 mil contribuintes, mas esse universo será alargado à medida que a DGCI for concluindo o procedimento de autenticação dos dados referentes ao número de telemóvel e ao endereço de mail de cada contribuinte, que já se encontra em curso.

A partir de 21 de Abril próximo passarão a ser enviadas mensagens SMS, informando os contribuintes que autorizarem esse envio do IRS que vão receber como reembolso.

A expansão destes canais de comunicação insere-se na estratégia do Plano para a Qualidade no Serviço ao Contribuinte, que a DGCI está a implementar, tendo por objectivo servir melhor os contribuintes e aumentar a eficiência e a competitividade do sistema fiscal português.

Colocar a Administração Fiscal ao serviço dos contribuintes cumpridores, aumentando a interacção mútua e garantindo níveis elevados de ajuda, qualidade, eficiência e rapidez no serviço prestado é o desígnio principal do referido plano.

A DGCI pretende ser um parceiro dos contribuintes no cumprimento das suas obrigações fiscais, ajudando a evitar que estes entrem em incumprimento.

A partir de agora, a DGCI expandirá a utilização do SMS e do mail como canais de comunicação e interacção com os contribuintes, valorizando o atendimento electrónico em conjunto com a Internet.

Fonte: COMUNICADO DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Ministério das Finanças e da Administração Pública

3 comentários:

  1. Ora aqui está uma medida que deveria ser apanágio também na relação com os profissionais da DGCI, e que, em especial, os "Recursos Humanos" deveriam acolher.

    Mas diz o ditado: Burro velho ...

    Por: Bordalo Luso

    ResponderEliminar
  2. Talvez assuntos mais directamente ligados às nossas condições de trabalho,ao nosso trabalho em concreto, que permitisse a troca de posts entre colegas, funcionasse de forma mais atractiva para o blog.
    Mesmo o nome do blog não é feliz e é até ridiculo, porque sectário.
    Se o blog é pouco atractivo para os próprios IT
    o que dizer para a generalidade do público?
    Faz falta um espaço de comunicação entre as pessoas mas um espaço em que se partilhem experiências profissionais. O blog ganharia se fosse algo mais do que um espaço de reivindicação profissional.
    A final, poderia este site servir como espaço de reflexão sobre a actividade concreta da AT, podendo inclusivamente dar um contributo no esclarecimento dos cidadãos. E, que eles precisam precisam atenta a constante desinformação a que assistimos na Comunicação Social.

    Com os melhores cumprimentos e dispostos a colaborar.

    Uma IT e o respectivo TS (de primeira)
    ;O)

    ResponderEliminar
  3. Ao ilustre anónimo:

    “Mesmo o nome do blog não é feliz e é até ridiculo, porque sectário.”
    Considerando o significado de ridículo (Digno de riso zombeteiro; merecedor de escárnio, Insignificante; que tem pouco valor) é uma afirmação excessiva e desajustada.

    “O blog ganharia se fosse algo mais do que um espaço de reivindicação profissional.”
    Onde encontras no post que comentas-te, que presumo teres lido, qualquer teor de reivindicação profissional?
    És livre de criar esse espaço de partilha entre colegas, se neste desejares participar é só fazeres chegar os artigos por email.
    Um abraço.

    ResponderEliminar